sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Marqueteiro diz que não sabia que tinha que declarar conta no exterior

 João Santana, marqueteiro do PT, desembarca no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, um dia depois de ter a prisão decretada pela Justiça (Foto: Rodrigo Paiva/Reuters)
O marqueteiro João Santana disse à Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (25) que não sabia que deveria ter declarado à Receita Federal uma conta bancária que tem na Suíça. O depoimento durou mais de três horas, na Superintendência da PF, em Curitiba. (Veja no fim da reportagem a íntegra do depoimento)
Santana e a mulher dele, Mônica Moura, estão presos desde terça-feira (23). Eles são suspeitos de receber dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras desvendado pela Operação Lava Jato.
O dinheiro seria, de acordo com as investigações, pagamento de serviços eleitorais prestados ao Partido dos Trabalhadores (PT). Santana foi marqueteiro de vários candidatos do partido e atuou nas campanhas da presidente Dilma Rousseff e da campanha da reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006.
Conta
No depoimento, Santana assinou uma autorização para "acesso integral a todos os dados da conta" mantida no exterior.

Ele disse à PF que a conta, em nome da empresa Shellbill Finance SA, foi aberta em 1998 para receber cerca de US$ 70 mil por um serviço de campanha eleitoral realizado na Argentina.
Santana afirmou no depoimento que Mônica sempre cuidou da parte administrativa e financeira do casal e que, apesar de ser o controlador da conta na Suíça, era ela a responsável pelas movimentações.
O marqueteiro disse, ainda, que não saberia esclarecer a origem dos valores que ingressaram na conta, que era uma "poupança" para sua aposentadoria.
"Na época, ele achou que não tinha problema [não declarar] porque eram recursos recebidos em outro país e, ao longo de uma auditoria recente, ele foi informado que havia essa irregularidade. Ele estava já tomando as medidas, pensando na forma de regularizar esses recursos", afirmou Fábio Tofic, advogado de João Santana.
Segundo ele, os recursos recebidos no exterior são pagamentos por trabalhos feitos em campanhas eleitorais em países como Panamá e Angola, além de Argentina. Tofic voltou a afirmar que, em relação à campanha do PT, está tudo declarado à Justiça Eleitoral.

Pagamentos de Zwi Skornicki
No depoimento, Santana negou conhecer o engenheiro Zwi Skornicki e disse que nunca teve qualquer relação comercial com ele. No entanto, foi uma carta da mulher de Santana supostamente endereçada a Skornicki que motivou a 23ª fase da Operação Lava Jato.

João Santana disse não ter tomado conhecimento da carta ou de contato de Mônica com Skornicki e que não sabia que a conta Shellbill havia recebido dinheiro do engenheiro.
O Ministério Público Federal (MPF) acredita que Skornicki era operador no esquema de desvios na Petrobras e responsável por repasses ao PT por meio do ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto, preso desde 2015 pela Lava Jato. As investigações apontam que Skornicki era o representante do estaleiro Keppel Fels e que repassou US$ 4,5 milhões a Santana.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança