A CBF autorizou nesta quinta-feira a realização da Primeira Liga em 2016. A nova resolução foi publicada no site da entidade, que permite a realização de todos os jogos da Liga, em caráter amistoso. A Federação de Futebol do Rio (Ferj) confirmou a autorização para a participação dos seus filiados, Flamengo e Fluminense, na competição, em outra resolução em seu site. A autorização acontece dias depois de a CBF ter publicado outra resolução determinando que só permitiria a realização de amistosos até o dia 30 de janeiro.
Consultado, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, explicou:
Nós temos um patrimônio muito importante que é o campeonato de 2017. Então quisemos construir um bom relacionamento desde agora para preservar esse tesouro que será a Primeira Liga no ano que vem.
Feldman negou que a entidade tenha mudado de posição.
As pessoas dizem que a CBF muda de ideia, mas a verdade é que desde a primeira reunião, ainda com o Marco Polo aqui, nós autorizamos a realização da Liga.
Questionado sobre qual seria a reação da Ferj, Feldman respondeu:
O Fluminense se limitou a dizer através de assessoria que considera a medida "positiva". Diretor-executivo do Flamengo e da Primeira Liga, Fred Luz também afirmou que é uma decisão acertada da CBF e que a ideia sempre foi trabalhar em harmonia.
A CBF ao longo desse tempo todo nunca foi opositora radical à realização da Liga.
Ficamos felizes com essa decisão. Nossa ideia sempre foi trabalhar em harmonia, é o melhor caminho, o que sempre buscamos. Por outro lado os clubes desejam sim ter calendário melhor no primeiro quadrimestre. Melhor esportivamente, melhor comercialmente, o que não necessariamente exclui os estaduais. Não tem esse conflito. A Copa do Nordeste é a inspiração para a Liga Sul-Minas-Rio, eles harmonizaram a competição com os estaduais. É uma decisão acertada da CBF, os clubes têm que participar e ser mais ouvidos.
Eduardo Carlezzo, diretor jurídico da Primeira Liga, festejou a vitória após meses de negociações:
Os clubes tiveram hoje a maior vitória da história do futebol brasileiro. O futebol venceu!
O presidente do Internacional, Vitorio Piffero, também comemorou:
A CBF pensou nos clubes. Isso é muito positivo. Nunca pedimos o conflito. Nem a CBF queria. Que bom que a coisa se resolveu, como estava previsto. São jogos preparatórios para o calendário do ano que vem.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário