Se engana quem pensa que só as gigantes de tecnologia brilharam na CES 2016. A startup sueca MyFC apresentou o revolucionário JAQ, carregador que gera energia elétrica a partir de água salgada e oxigênio, e é compatível com smartphones e tablets com sistema Android, iOS e Windows Phone.
O gadget trata-se de uma célula de combustível e é tão pequeno que cabe no bolso da calça. A portabilidade faz com que o aparelho funcione como uma bateria extra, servindo para recarregar o celular e outros dispositivos móveis. A tecnologia, já empregada há alguns anos na indústria, produz eletricidade a partir de um fornecimento externo de combustível e oxidante, combinando átomo de oxigênio e hidrogênio. O resultado é que não há poluição; o único subproduto dessa junção é água.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone
No caso do JAQ, o sal presente na água é o combustível externo. Essa água salgada fica alojada em uma espécie de cartão de energia que alimenta as reações químicas. A peça, do tamanho de um cartão de crédito e que se encaixa a uma base colorida, consegue gerar cerca de 1.800 mAH, energia que é transferida ao device via cabo USB.
A invenção ainda não está disponível para venda. No entanto, os interessados podem reservar uma unidade no site da companhia, que afirma que as entregas serão feitas no final de 2016. O preço do produto não foi divulgado, mas a ideia é que exista um serviço de assinatura e os clientes recebem um determinado número de cartões de energia para inserir no carregador mensalmente, ao custo de € 4,90 (cerca de R$ 20).
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário