domingo, 13 de dezembro de 2015

Medo da microcefalia leva mulheres a congelar óvulos e adiar gravidez


 Na procura por alternativas contra os riscos de microcefalia decorrente do zika vírus, aumentou o número de mulheres que estão recorrendo ao congelamento de óvulos ou embriões para adiar o sonho de ser mãe. São as futuras mamães que já faziam tratamento para engravidar, mas com o surto da malformação congênita, acabaram por adiar a gravidez. Com 40% de chances de engravidar, parar o relógio biológico no tempo tornou-se uma opção.
Esse ritual de congelamento de óvulos tem chamado a atenção de especialistas pelo aumento intenso da procura nos últimos meses. “Nesse momento de indefinição, o ideal é que as mulheres aguardem. E congelar óvulos é a maneira mais segura para aquelas que pensam em postergar a maternidade”, explica o médico Paulo Gallo, diretor do Vida - Centro de Fertilidade da Rede D’Or. Segundo ele, a alternativa se torna ainda mais viável para mulheres acima dos 30, que não podem se dar ao luxo de esperar tanto para engravidar. Isso porque o óvulo se mantem com a mesma idade e percentual de fertilidade do momento em que é congelado.
Esse é o caso de Patrícia Lacerda Gentil, a profissional de marketing de 36 anos, que congelou seus óvulos em setembro, até ter a certeza de estabilidade familiar. Hoje, com o fantasma da microcefalia assombrando o país, Patrícia sente ainda mais certeza da escolha.
“Sabendo desse surto, fico feliz por minha decisão. Tenho a segurança de que posso engravidar quando achar melhor. Hoje, mesmo se tivesse a estabilidade familiar que procuro, não teria o filho. Manteria o óvulo congelado, até ter a segurança e a certeza de que ele não seria prejudicado pela doença”, diz, aliviada.
Fertilização custa valor de carro popular
A dona de casa Thaís Carvalho (nome fictício), de 40 anos, iria realizar uma fertilização in vitro - técnica em que o óvulo e o esperma são fecundados fora do corpo da mulher - nesse mês. O risco de microcefalia associado à Zika a fez mudar de ideia. “As poucas e desencontradas informações fizeram com que eu e meu marido mudássemos de ideia. Preferimos esperar. Se preciso, vamos aguardar até o final do ano que vem, não importa. Só precisamos de mais informações para tomar esse tipo de decisão”, explicou.
No Rio, não existe serviço de reprodução assistida na rede pública. Cada tentativa de fertilização pode custar quase o preço de um carro popular — R$ 20 mil a R$ 25 mil — incluindo despesas com clínicas e medicamentos.
As etapas do congelamento lembram o início do tratamento de fertilização: a paciente recebe injeções com hormônios por 14 dias para estimular a produção de óvulos. A partir da coleta dos óvulos, as células são examinadas e, em vez de serem fecundadas e implantadas no útero, são vitrificadas minutos depois, a uma temperatura de -196ºC e transferidas para um contêiner com nitrogênio líquido.
O procedimento protege as células e permite que elas sejam conservadas por longos períodos de tempo. Segundo o Dr. Gallo, existem casos de gestações originárias de óvulos congelados há mais de 15 anos.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança