segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Governo apresenta soluções para o abastecimento de água em Caicó


A questão do abastecimento de água e solução hídrica foram discutidas neste domingo (8), em Caicó, pelo governador Robinson Faria, em cumprimento à agenda administrativa dedicada ao município. O objetivo foi dialogar com a população, classe política e lideranças do Seridó para encontrar alternativas viáveis para resolver a situação da oferta de água, cuja reserva do estado tem reduzido em virtude de uma das maiores secas da história do Nordeste. “Essa é uma situação que necessita de total atenção. O Rio Grande do Norte enfrenta uma das piores crises hídricas de sua história e precisamos garantir os meios para a população ter acesso à água de qualidade”, disse o governador.
O chefe do Executivo estadual foi acompanhado pelo diretor-presidente da Caern, Marcelo Toscano, dos secretários de Estado da Saúde, Ricardo Lagreca, de Relações Institucionais, Hudson Brito, do diretor-geral do Igarn, Josivan Cardoso, e do deputado estadual Vivaldo Costa.
Durante as conversas, duas possibilidades foram levantadas para regularizar o abastecimento de água em uma das principais cidades do estado. A primeira, que é uma ação bipartite entre Rio Grande do Norte e Paraíba, consiste no desassoreamento do rio Coremas/Mãe D’água por parte do estado vizinho, uma vez que em solo potiguar a iniciativa já foi concluída. O assoreamento de parte do rio que nasce na Paraíba interfere diretamente na oferta de água em Caicó. Outras medidas emergenciais são a perfuração de poços, abastecimento com carros-pipa e instalação de dessalinizadores.
Nesta segunda-feira (9), uma reunião será realizada entre Governo do RN, Exército, Semarh, Igarn, Caern e demais pastas do Executivo estadual para agilizar o processo de desassoreamento com a parceria do governo paraibano e regularizar o fluxo no rio Piranhas-Açu.
A solução definitiva, que já tem o projeto concluído, é a captação da água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a partir do sistema adutora da Serra de Santana. A obra está orçada em R$ 48 milhões. O governador destacou a relevância da obra, sobretudo se levado em consideração o longo período de estiagem no RN que já dura quase cinco anos. “Vou levar o projeto ao Ministério da Integração para tentar destravar essa obra importante para nosso estado. Já solicitei, inclusive, uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para tratar exclusivamente da questão hídrica do RN”.
Já no distrito da Palma, o governador entregou uma adutora que capta água da barragem de Carnaúba, em São João do Sabugi. O sistema será administrado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), e atende 500 pessoas da comunidade, com 130 ligações e 20km de extensão.
“Este era um pleito antigo da população para o nosso governo. Conseguimos agilizar o processo e entregar hoje essa adutora. O que é importante dizer é que as medidas emergenciais e definitivas estão sendo pensadas em conjunto porque não podemos projetar uma medida paliativa sem pensar na segurança hídrica do RN. Não devemos pensar apenas no hoje, mas em uma solução que dê garantias aos municípios”, encerrou o governador.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança