sexta-feira, 25 de setembro de 2015
Impasse com PMDB adia anúncio de novo ministério de Dilma
Um impasse nas negociações com o PMDB adiou para a próxima semana o anúncio da reforma ministerial negociada pela presidente Dilma Rousseff (leia ao final desta reportagem nota da Presidência sobre o adiamento).
A presidente encontra dificuldade em acomodar ministros aliados do vice-presidente Michel Temer e as indicações feitas pela bancada da legenda na Câmara. Dilma embarcou para Nova York nesta quinta e retorna na próxima terça-feira (6)
Em princípio seriam destinados cinco ministérios para a maior legenda aliada do governo – dois ministros seriam indicados pela bancada no Senado, dois pela bancada na Câmara e um quinto seria escolhido para compor o acordo.
A pedido da própria presidente Dilma, a bancada na Câmara apresentou sete nomes a fim de que ela escolhesse dois – um para ocupar o Ministério da Saúde e outro, uma pasta ligada à área de infraestrutura.
No entanto, Michel Temer teria intercedido em favor da manutenção no cargo do atual ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, bem como do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
Além disso, o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) pretende que o filho Helder Barbalho (Pesca) seja mantido como ministro.
A presidente também deseja continuar com a ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) e o ministro de Minas e Energia, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que poderiam entrar na cota das indicações do Senado.
Irritado com a possibilidade de a bancada da Câmara perder espaço, o líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), informou a Dilma que retiraria os nomes indicados e deixaria de apoiar a reforma ministerial se não fosse cumprido o acordo com os deputados.
O pleito é de que assumam o comando da Saúde e de um ministério de peso na área da infraestrutura dois dos nomes indicados pela bancada.
O Palácio do Planalto, então, informou que as promessas feitas inicialmente à bancada serão mantidas. Para atender a Temer e aos deputados, Dilma deve destinar seis ministérios ao PMDB, como atualmente.
Deputados peemedebistas criticam a influência de Temer no processo de decisão, já que o vice-presidente havia informado que não participaria das indicações, dando mostras de um afastamento do governo.
“Quem tem voto somos nós, não ele. O vice-presidente se recusou a indicar. Dilma pediu para a bancada e agora ele quer participar. Mas somos nós que decidimos no voto os projetos de interesse do governo”, disse um deputado peemedebista que está na lista de indicados da bancada para a reforma ministerial.
Procurada , a assessoria do vice-presidente negou que ele esteja interferindo na reforma ministerial. De acordo com a assessoria, Temer informou à presidente que ela “tem toda a liberdade para escolher o nome que quiser”.
Segundo parlamentares do PMDB ouvidos pelo G1, os nomes indicados à presidente pela bancada são os dos deputados José Prianti Junior (PMDB-PA), Celso Pansera (PMDB-RJ), Newton Cardoso Junior (PMDB-MG), Mauro Lopes (PMDB-MG), Manoel Junior (PMDB-PB), Marcelo Castro (PMDB-PI) e Saraiva Felipe (PMDB-MG).
O nome com maior apoio da bancada para comandar o Ministério da Saúde é o do deputado Manoel Junior. As alternativas para essa pasta são Marcelo Castro e Saraiva Felipe.
O deputado José Prianti Junior comandaria um ministério ligado à área da infraestrutura. Celso Pansera, Newton Cardoso Junior e Mauro Lopes seriam alternativas a Prianti, se ele for vetado por lideranças do PMDB no Pará.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário