segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Pesquisa mostra que usuários criam senha de desbloqueio previsível no Android
Uma pesquisa realizada na Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega mostra que os padrões de desbloqueio do Android, aqueles em que você precisa ligar pontos na tela, podem ser tão previsíveis quanto as senhas clássicas “1234”, “senha”, “password” e etc.
Novo sensor do Android bloqueia o smartphone quando está longe do dono
O levantamento analisou os padrões de uso de quatro mil usuários para determinar as tendências de comportamento que podem tornar esse tipo de medida insegura diante aos ataques persistentes.O estudo, realizado por Marte Loge, verificou que, em média, os usuários do sistema operacional do Google ligam um total de cinco bolinhas com seus padrões de desbloqueio, dentre as nove opções possíveis. O mais surpreendente é que 37% dos usuários usam métodos que unem apenas quatro pontos, o que leva a um universo de combinações de 1.624 possibilidades diferentes.
Assim como senhas comuns, que ficam mais complexas conforme a quantidade de caracteres aumenta, os gestos de desbloqueio do Android também operam da mesma forma. Ao usar nove pontos, são 140.704 combinações diferentes.
Descubra no Fórum do TechTudo
Mais grave do que usar apenas quatro pontos de ligação entre os nove permitidos, está o fato de que grande parte dos padrões analisados liga apenas pontos de canto a canto na tela, desenhando contornos bem simples e bastante fáceis de adivinhar. Do total de quatro mil combinações analisadas, 44% dos padrões começavam com a primeira bolinha do esquema. E em 77% dos casos, o movimento de desbloqueio começa em um dos cantos da tela.
Com estes dados, um hacker poderia criar um software que, a partir de possibilidades, desenha quais são os padrões mais prováveis de desbloqueio, por exemplo.
Como criar um padrão de desbloqueio seguro?
Segundo Marte, o ideal é que o usuário desenhe padrões que girem em sentido anti-horário, não comecem nos cantos e mudem de direção. Usar o maior número de pontos possível pode não fazer muita diferença se o desenho permanecer muito simples. Na imagem abaixo, você pode ter uma ideia de alternativas que mostram padrões muito fáceis de adivinhar e outros nem tanto, porque fogem do que é intuitivo: movimento em sentido horário e a partir dos cantos.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário