A visão Idólatra de Deus
Antes de começar de verdade a postagem, me permita definir o que é idolatria. A raiz da palavra “Ídolo” tem uma idéia de algo sem valor e “Latria” é adoração, ou seja, uma adoração sem valor. Quando eu falo sobre uma visão idólatra de Deus, eu estou me refiro a uma percepção de Deus que não tem nada a ver com o Deus que Jesus nos apresentou, pelo contrário o põe dentro de uma caixinha e o limita. Esse foi o pecado que o povo de Israel cometeu ao fazer o bezerro de ouro(Êxodo 32). Pegaram Deus e limitaram a imagem de um bezerro e o adoraram. A idéia deles não era criar um outro deus, mas criar uma imagem do Senhor na qual eles podiam ver e adorá-la como claramente está no texto de Êx 32:5:
“Vendo isso, Arão edificou um altar diante do bezerro e anunciou: ‘Amanhã haverá uma festa dedicada ao Senhor’”.Mas porque Deus se aborreceu com os israelitas sendo que a idéia não era criar um outro deus. Porque uma imagem não pode lembrar em nada de que Deus é um Deus de amor! Representação humana nenhuma pode descrever Deus totalmente, porque descrever é limitar e Deus não pode ser limitado. Essa visão idólatra de Deus está na cabeça dos cristãos e não cristãos ao verem a Deus como o “deus de ira”, que vigia o homem 24 horas por dia pra ver se ele peca pra puni-lo, um Deus que odeia quem não é Cristão, que até odeia o Cristão que peca, é isso que eu estou chamando de idolatria.
Alguns desses pregadores pregam um deus com sérios distúrbios psicológicos, um serial killer e alguns deles um deus que parece mais o diabo. Muitos deles colocando o defeito deles e pregando um deus que é bem parecido com eles mesmos. E existem alguns grupos que eu chamo de Shiitas-evangélicos que só falta amarrar bombas no corpo agindo como o deus que acreditam.
Se você perguntar pra mim se já fui assim, já agi desta forma e já preguei e ouvi pregações a respeito disso? Posso responder que todos nós ou a maioria de nós já fomos vítimas desse tipo de pregação. Costumo lembrar uma frase de um amigo meu: “O problema com o fundamentalismo é que freqüentemente chama de fundamento aquilo que não é fundamental.”. Tais líderes engrandecem o deus punidor, que eu chamo de “O grande egoísta cósmico” expressão essa copiada do mesmo amigo. Esse tipo de pregação costuma deixar os ouvintes doentes espiritualmente, psicologicamente, enfim, deixa os fiéis alienado!
Nós temos que entender a Deus da maneira de Jesus. Uma das primeiras coisas que Jesus nos fala sobre Deus é que Ele é Pai! Que Ele é um Deus presente, Amoroso, preocupado com a humanidade, Fiel, Bondoso, Perdoador, o Deus de toda a graça (1Pedro 5:10). Será que tudo isso é esquecido pelos religiosos? Será que só as regrinhas que eles lembram?
A visão propagada por muitos líderes é a visão do “grande egoísta cósmico” e infelizmente isso tem feito muitos prisioneiros, mas vejo que isso tem mudado e que nós estamos tendo uma nova mentalidade sobre o Nosso Pai e a melhor forma de ver esse Pai é olhando pra Jesus, a tradução de Deus pra nós! Só com ele nós podemos nos relacionar com o Senhor!
Termino com um texto de 2 Coríntios 5:14: “O amor de Cristo nos constrange”. Vamos lá pessoal, nos relacionar com o Deus de uma forma mais íntima. Ele é bom! Ele nos ama!
Deus abençoe!!!
Por:Damiana Sheyla
Nenhum comentário:
Postar um comentário