sábado, 11 de julho de 2015

Rádio feita por estudantes mobiliza e anima escola

Equipe de estudantes faz rádio em moderno padrão com música e informação no ambiente escolar
A comunicação do rádio continua viva e capaz de contagiar os mais diferentes públicos. É também fator de mobilização e de protagonismo juvenil. Grande exemplo disso é o que acontece nas dependências de uma das mais emblemáticas e tradicionais escolas do Rio Grande do Norte, o Colégio Atheneu Norteriograndense, localizado no bairro de Petrópolis, em Natal.Feita por estudantes, uma rádio com padrão FM vem movimentando os turnos matutino e vespertino da tradicional escola estadual. A Rádio Conexão Atheneu vai ao ar nos períodos de intervalo pela manhã e à tarde, e no horário do meio dia.

O objetivo dos jovens estudantes é levar informação, opinião dos alunos e música a toda a comunidade escolar. A Rádio Conexão Atheneu tem duas equipes em ação, uma no período matutino e outra no vespertino, e conta com doze alunos atuando nos serviços de locução e mesa de áudio.

 A programação tem seleção musical escolhida pelo alunado do Colégio através de pedidos feitos pelas redes sociais, informes com ênfase no noticiário do país e entrevistas com pessoas ligadas a escola. Por sua capacidade de arregimentação, a Rádio Conexão Atheneu também divulga e promove eventos de caráter cultural, festivo e esportivo.

Educação investe no projeto
O estúdio, pequeno e dentro do moderno padrão do rádio FM, fica nas dependências do Colégio Atheneu, no bairro de Petrópolis, em Natal. A instalação da emissora faz parte do Programa Ensino Médio Inovador executado pela Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), representando investimentos da ordem de R$ 10 mil na compra de modernos equipamentos como microfone profissional, computador com potente placa de áudio, potente amplificador e mesa de som profissional.

 O desenvolvimento das atividades da rádio provocou nos alunos uma nova forma de enxergar a comunicação como instrumento de aprendizado, como relata Jhony Hericles, 18, estudante do segundo ano do Ensino Médio: “A rádio tem proporcionado experiências que jamais vivi. Tenho certeza que a passagem pela rádio contribuirá com a construção do meu conhecimento escolar”. Jhony, que é locutor, pretende cursar gastronomia, e usará a oralidade que conquistou na rádio para o melhor atendimento de seus futuros clientes.

Moderno sistema de som
A Rádio Conexão Atheneu conta com um amplo sistema de som, composto por caixas sonoras espalhadas em todos os ambientes do colégio. O estúdio fica localizado próximo ao hall de entrada da instituição e conta com mesa de som, microfones e central de veiculação de músicas, trilhas e vinhetas.

O projeto de radiofonia é supervisionada por dois professores: Suely Barbosa, docente de física, e Arildo Gomes, geografia. Eles ajudam os estudantes com oficinas que apresentam a história do rádio, técnicas de locução, operação de mesa e seleção de conteúdo para programa radiofônico.

Todos os semestres ocorrem à escolha de novos participantes da rádio. Cursando entre o 1º e o 3º ano do ensino médio, os estudantes Leonardo Santos (17), Thiago Carvalho (19), José Tavares (19), Márcia Stefany (15) e Evandro Andrade (18) fazem parte da equipe da "Conexão Atheneu", e vivem a experiência do rádio no ambiente escolar no período matutino. 

 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança