terça-feira, 30 de junho de 2015

Senadores do RN definem prioridades para a reforma

Garibaldi Filho, debate sobre reeleição
Os três senadores do Rio Grande do Norte, Garibaldi Filho (PMDB), José Agripino Maia (DEM) e Fátima Bezerra (PT), irão para Comissão Especial da Reforma Política no Senado com prioridades distintas. O senador José Agripino elegeu a cláusula de barreira para os partidos como prioridade.Para o senador Garibaldi Filho fundamental é a discussão sobre reeleição e financiamento de campanha. Já a senadora Fátima Bezerra defende o financiamento público de campanha e critica a reforma feita pela Câmara. O senador José Agripino disse que a prioridade será a cláusula de barreira. Ele destacou a necessidade de criar regras para o desempenho de partido político e os limites mínimos para a legenda ser considerada de abrangência nacional, ter direito a fundo partidário e a tempo de rádio e televisão, além de liderança nas Casas Legislativas.

“A Câmara (sobre o assunto da cláusula de barreira para os partidos políticos) não votou nada. É possível que o Senado faça mudanças em comum acordo com a Câmara”, disse o senador do DEM, detalhando que já iniciou as conversas com o senador Romero Jucá, que será o relator da comissão no Senado,  e o deputado Rodrigo Maia, relator do projeto na Câmara. Questionado se a reforma será feita a tempo de ser válida para o pleito de 2016, José Agripino Maia disse que a preocupação não é essa. “A preocupação não é valer para 2016, mas fazer uma reforma política de verdade, nem que sacrifique a sua implementação”, comentou.O presidente nacional do DEM disse ser favorável ao fim da reeleição e acredita que prevalecerá o entendimento no Senado, mas chamou atenção que o mandato de cinco anos trará um grande debate. “Sobre esse mandato de cinco anos não há consenso”, ressaltou.

Arrecadação
O senador Garibaldi Filho demonstrou preocupação com o financiamento de campanha. Ele disse ser defensor do projeto de incentivo fiscal, onde as empresas dariam contribuição de campanha como incentivo fiscal. “É um assunto que ainda vamos discutir”, completou. Já sobre a reeleição, o senador do PMDB disse que antes era favorável por entender que ela funcionava como um “julgamento da gestão”. “Poderia ocorrer reeleição com o afastamento do cargo pelo período”, comentou. O senador Garibaldi Filho considerou “pouco provável” a reforma ser válida para o pleito de 2016.

A senadora Fátima Bezerra destacou a missão da comissão em discutir para uma ampla reforma política. “Temos uma missão muito importante no Senado porque discutiremos um tema extremamente impactante na vida política do país. Todos nós temos essa consciência e sabemos da necessidade da reforma política para melhorar o sistema político atual, que já se mostra bastante desgastado", comentou, classificando de “contrareforma” o trabalho feito pela Câmara. A senadora lamentou que tenha sido mantido o financiamento privado de campanhas. "O ideal seria melhor extinguir as doações de empresas para campanhas políticas, o que diminuiria a influência do poder econômico", observou.

A parlamentar também citou outros pontos que deseja ver debatidos na comissão da reforma política: o fortalecimento dos partidos, o custo das campanhas eleitorais, a cláusula de barreira e a fidelidade partidária.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança