Amigo Importuno
Uma das marcas mais importantes do ministério de Jesus na terra, era o seu relacionamento com Deus. E para Jesus manter esse relacionamento íntimo com Deus ele se utilizava de algo que tinha a capacidade de lhe dar um poder sem igual, a oração.Devemos entender que mesmo sendo Deus, Jesus também era perfeitamente homem (Fl 2.6-7), e como qualquer outro homem o sucesso na vida do Jesus homem estava baseado na sua comunhão com o Pai. Comunhão essa que todos os dias ele demonstrava se consagrando e se dedicando ao Pai através da oração. (Mc 1.35 / Lc 6.12).
Olhando para vida de Cristo fica claro o grau de importância que ele dava à oração, e foi com esse pensamento que em certo momento ele conta aos seus discípulos…
Parábola: O Amigo Importuno
Imaginem que um de vocês vá à casa de um amigo, à meia-noite, e lhe diga: “Amigo, me empreste três pães. É que um amigo meu acaba de chegar de viagem, e eu não tenho nada para lhe oferecer. ”Cristo está nesse momento chamando a atenção dos discípulos para uma verdade que é maravilhosa, a certeza do atendimento à oração. A base de um relacionamento íntimo e pessoal com Deus está sobre a oração, porém, ao olharmos para essa parábola de Jesus devemos ter em mente o que Ele queria dizer e o que não queria.
E imaginem que o amigo responda lá de dentro: “Não me amole! A porta já está trancada, e eu e os meus filhos estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães. ”
Jesus disse:
– Eu afirmo a vocês que pode ser que ele não se levante porque é amigo dele, mas certamente se levantará por causa da insistência dele e lhe dará tudo o que ele precisar. Lucas 11.5-8
O que Jesus não queria dizer?
- Ele não queria dizer que, Deus é importunado ou incomodado por nossos pedidos persistentes.
- Ele não queria dizer que, a única maneira de receber respostas às nossas orações é sendo persistente.
O que Jesus queria dizer?
Jesus estava mostrando a seus discípulos que a oração eficaz deve ser persistente, e Deus se agrada e escolhe pessoas que oram a ele continuamente, dia e noite, e não irá abandoná-las.Jamais podemos esquecer que Deus é fiel conosco até mesmo quando não somos com ele. O grande problema da maioria das pessoas nos dias de hoje, é que elas esquecem desse detalhe na primeira dificuldade que aparece em suas vidas, ou então “buscam” a Deus por um breve tempo, e por não terem resposta imediata às suas orações, deixam de “buscá-lo”.
Os verdadeiros crentes em Cristo precisam entender e aceitar que tudo em nossa vida, inclusive nossas orações, são respondidas no tempo de Deus e não de acordo com a nossa percepção ou no tempo queremos.
Toda demora tem uma razão, quer seja para fortalecer aquele que ora ou, para oferecer oportunidade de arrependimento para aqueles pelos quais os cristãos oram, ou única e exclusivamente porque não foi da vontade de Deus responder de imediato.
É necessário sabermos que Deus é justo, perfeito e misericordioso, e nada que vem dEle pode ser injusto ou imperfeito.
Na parábola do amigo importuno Jesus quer nos mostrar que podemos ter a certeza de que temos a atenção e o cuidado de Deus em nossas vidas. Ela ensina que se um homem está pronto para ajudar um amigo por ser importunado ou incomodado, Deus que é Justo e misericordioso, está muito mais pronto e disposto para ouvir e responder às orações de seus filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário