O prefeito Silveira Júnior (PSD) – há pouco tempo – processou o jornalista Dinarte Assunção por este ter comparado a sua gestão com a de Odorico Paraguassu, prefeito da cidade fictícia Sucupira, criada pelo dramaturgo Dias Gomes no “Bem-Amado”, exibida pela Globo em 1973.
Dinarte
havia noticiado em forma de crítica à ação da Prefeitura de Mossoró de
ter colocado a logomarca do município em caixões de defunto
distribuídos a famílias carentes.
Foi
inevitável a comparação com as tramas de Odorico, carregadas de coisas
sem noção, com propósito único de aparecer e ganhar popularidade, porém,
sempre mal-sucedido.
Ao
invés de aceitar a crítica, corrigir o erro, Silveira optou pelo
caminho da Justiça na tentativa de amordaçar o jornalista, botando de
lado os entretanto e partindo logo pros finalmente, como diria Odorico,
por entender que a crítica era coisa “marronzista e badernenta”, no
vocabulário paraguassuense.
Como
não admitiu o pecado de enterrar a imagem da cidade nos ataúdes, o
prefeito mossoroense não se corrigiu. Daí, a certeza de que outros
episódios nos moldes sucupirianos seriam questão de tempo.
E
foi exatamente o que aconteceu no último domingo, 10, Dia das Mães. A
gestão Silveira presenteou as mamães residentes em comunidades pobres da
cidade com kits de limpeza, formado por desinfetante, lava louça, sabão
em pó, além de óleo, tempero, corante e sazon.
É ou não é de matar Odorico Paraguassu de inveja?
Imagine,
você leitor, presentear a sua mãe, em data de significado especial, com
um litro de desinfetante ou uma caixa de sabão em pó?
A
ação sucupiriana provocou revolta no primeiro momento, pois as
“beneficiadas” e seus familiares se sentiram humilhadas, agredidos,
discriminados. Nem os dois tabletes de chocolate, incluídos no “kit
mamãe”, adoçaram o humor das pessoas atingidas.
No
segundo momento, a chacota. A gestão de Silveira está sendo motivo de
piada nos quatro cantos da cidade e do Estado. As pessoas perguntam, às
gargalhadas, se já recebeu o “kit mamãe” da Prefeitura. Por gravidade,
voltou com força a comparação de Mossoró com Sucupira.
O
“agrado” no Dia das Mães está inserido na estratégia do prefeito de
reverter o alto índice de impopularidade, que beira os 80% de
reprovação, segundo pesquisa Consult/Blog do BG. Certamente, outras
coisas virão. Se tiverem a mesma repercussão do caixão carimbado e do
kit mamãe, aí o prefeito deve copiar Odorico outra vez e recorrer ao
assessor mais próximo:
“Seu Dirceu, não fique aí com essa cara de seu-Malaquias-cadê-minha-farofa! Tome os providenciamentos necessários.”
Sucupira é aqui.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
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