O bom samaritano – Parábola de Jesus
Quem é o meu Próximo?
Foi respondendo a essa pergunta que, em Lucas 10. 29-37, Jesus contou a parábola do bom samaritano, que fala sobre um homem que vindo de Jerusalém, é abordado por assaltantes que o ferem e levam tudo o que ele tem, deixando-o quase morto na estrada.
Logo após, um sacerdote e em seguida um levita, passam pela mesma estrada, veem o homem jogado ao chão, mas seguem adiante sem prestar ajuda, porém por essa estrada também passa um samaritano que ao ver o homem naquele estado, se compadece, cuida de seus ferimentos e o leva a um lugar seguro, onde o homem ferido seria bem tratado.
Vivemos no mundo, cercados por milhares de pessoas, onde cada uma se diz encaixar em um determinado grupo, que possui determinado estilo de vida. Dentro da religião também não é diferente, existem várias religiões, várias crenças, diversos estilos de vida, que por sua vez acabam separando as pessoas, mais do que unindo, e por haver tantas divisões as pessoas acabam por considerar próximas a elas, apenas aquelas que compartilham do mesmo espaço, ou do mesmo modo de pensar ou de agir.
Devemos lembrar constantemente que Jesus em toda sua vida, pregou o amor e o perdão de Deus para todos os homens, e quando Jesus nos fala do bom samaritano, Ele também nos fala de amor, amor à Deus acima de tudo, e amor ao próximo como a nós mesmos.
Quando o doutor da lei fez a pergunta a Jesus, dizendo: “quem é o meu próximo? ” Cristo viu o que estava em seu coração, e não era amor nem sinceridade, mas o orgulho gerado pelo reconhecimento de sua incapacidade de amar ao próximo.
No término de suas palavras, Jesus pergunta ao doutor da lei: “Qual destes 3 parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? ” Ele responde que foi aquele que teve misericórdia. Observem que o doutor da lei não foi sincero nem humilde em sua pergunta pois ela foi uma tentativa de justificar sua condição de pecador, e nesse momento Jesus diz a ele, “vai e procede tu de igual modo”.
Era como se Cristo estivesse dizendo: “Você, homem da lei que diz ter tanto zelo por ela, você pode até conhecê-la, porém não tem a habilidade de cumpri-la, seu coração está repleto de orgulho, e lhe falta amor, siga você o exemplo daquele bom samaritano”.
Com a parábola do bom samaritano Jesus quis mostrar que o próximo não é apenas aquele que de alguma forma compartilha de pensamentos e atitudes conosco, mas que o próximo na realidade, são todos os homens.
Não existe barreira, seja cultural, intelectual, denominacional ou religiosa, não se pode escolher a quem daremos compaixão, a quem daremos misericórdia, ou a quem daremos amor, devemos acima de qualquer coisa seguir o exemplo do bom samaritano, Cristo.
Ele é o nosso bom samaritano que ao nos encontrar feridos, caídos, quase mortos, cuida das nossas feridas, nos leva à um lugar de segurança e alívio, e promete estar sempre conosco.
O que você acha da parábola do bom samaritano?
Grande abraço, Deus abençoe!Por:Damiana Sheyla
Nenhum comentário:
Postar um comentário