segunda-feira, 20 de abril de 2015
Ministro diz que novo aeroporto é diferencial para RN receber 'hub'
O aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, pode ser o diferencial do Rio Grande do Norte para receber sediar um centro de conexões de voos domésticos e internacionais (hub) da TAM Linhas Aéreas, no Nordeste. A opinião é do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB). A capacidade de carga e estrutura de pista são pontos enaltecidos, mas o peemedebista alerta para a necessidade de cautela na discussão sobre o tema.Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, Henrique disse que já teve um contato preliminar com dirigentes da TAM para tratar da possibilidade de instalação do 'hub', que fará com que os passageiros e cargas da companhia façam no estado suas conexões para os destinos finais. A estimativa é que de 10 mil empregos diretos e indiretos sejam criados, com investimento de US$ 1,5 bilhão.
O ministro ponderou que o Rio Grande do Norte está em disputa com dois estados (Ceará e Pernambuco) fortes economicamente e politicamente. Henrique ressaltou, inclusive, que são necessárias obras de infraestrutura para que o estado tenha a viabilidade logística para ser escolhido e possa fazer valer a vantagem que tem com a estrutura do novo aeroporto.
"O aeroporto de Parnamirim tinha 5 mil metros quadrados de área para armazenamento de carga, enquanto o novo aeroporto tem 50 mil metros quadrados de área para esse fim. Isso vai ser um dado fundamental nessa disputa", avaliou Henrique, ressaltando também que o aeroporto é o único do país com pista adequada para receber o Airbus 380, que tem capacidade para transportar mais de 800 passageiros por voo.
Por outro lado, o ministro ressaltou que a morosidade na viabilização dos acessos ao aeroporto e a estrutura do porto de Natal comparada ao de Suape, em Pernambuco, são pontos negativos na disputa para o Rio Grande do Norte. Apesar disso, Henrique acredita que Natal está forte na disputa.
"Temos que conduzir essa questão sem 'oba oba', com habilidade, para que não se trate de uma guerra com os demais estados envolvidos. É hora de se mobilizar, o prefeito, o Governo, ouvir todos para que não se faça disso uma guerra emocional, uma disputa pública", disse Henrique.
Turismo
Iniciando a gestão no ministério, Henrique destacou os números do Turismo para salientar a importância econômica da atividade para o país. Segundo ele, 4% do PIB brasileiro é gerado pelas atividades turísticas, que faz do Brasil a 7ª maior economia do turismo no mundo. Além disso, em 2013, o país tinha 3 milhões de pessoas empregadas na área. Contudo, o número de visitantes ainda é considerado baixo.
De acordo com o ministro, apesar dos valores aplicados na atividade, o Brasil recebeu aproximadamente 6 milhões de visitantes em 2014. O objetivo é fazer com que esse valor cresça e, para isso, Henrique destaca a necessidade de desenvolvimento de outras áreas no país.
"Para se desenvolver precisa-se de infraestrutura, segurança, porque não há turismo sem segurança, e tem que se qualificar a mão de obra em prol dos turistas. É uma área que emprega profissionais em todas diversas áreas e beneficia a população de todas as classes sociais", disse o ministro.
Para o Rio Grande do Norte, Henrique garante que vai trabalhar para colaborar no desenvolvimento através da atividade e que é a hora de haver o crescimento econômico significativo no estado.
"O Ceará já se desenvolveu, Pernambuco também, e agora tem que ser a hora do Rio Grande do Norte. O hub da TAM pode ser um primeiro passo e vamos trabalhar por isso", disse.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário