quinta-feira, 26 de março de 2015
Chuvas isolam áreas em Ipanguaçu
As chuvas que atingiram o interior do Estado e fizeram sangrar diversos açudes provocaram transtornos para cerca de 800 famílias de Ipanguaçu, no Vale do Açu. Desde a noite da última terça-feira (24), sete comunidades da região foram inundadas e estão ilhadas. A sangria do açude Pataxó inundou várias áreas do município e impossibilitou o tráfego de pedestres e veículos, sendo necessário utilizar botes para locomoção. Até o momento, porém, não houve registros de áreas danificadas ou urgência de deslocar moradores para outras localidades. Ontem, o prefeito da cidade, Leonardo Oliveira, esteve reunido com secretários de governo e uma comissão da Defesa Civil do Município, para analisar o caso. A expectativa é que amanhã (27) o nível da água já tenha reduzido e a situação esteja normalizada.
Desde o último sábado (21), as precipitações têm sido intensas na região, com índices entre 16 e 44 milímetros em Ipanguaçu. Na terça-feira (24), a incidência chegou ao ápice, com 77mm, o que resultou nos pontos de alagamentos na zona rural. No acumulado dos últimos cinco dias, as precipitações atingiram 183,1 milímetros, segundo dados da Emparn. Apesar disso, segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, Genilo Rodriguês dos Santos, a água não chegou a atingir as casas das comunidades, pois, o nível das residências está acima das pontes e acessos aos locais. No entanto, para se deslocar em São Miguel, Cuó, Luzeiro, Picada, Lagoa de Pedra, Itu e Porto, foi preciso utilizar canoas.
De acordo com a Prefeitura de Ipanguaçu, a situação mais grave ocorreu em Picada. Com a impossibilidade dos estudantes chegarem a instituição, as aulas na Escola Nelson Borges Montenegro foram suspensas, até que o acesso seguro de alunos e professores seja retomado. Ainda conforme o governo municipal, o caso não aconteceu em outras comunidades, pois, na maioria delas, o corpo educacional reside na própria área. Ontem, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em seu boletim pluviométrico, registrou apenas 2,6 mm de chuvas em Ipanguaçu. No açude público de Pataxó, o principal que abastece o município, a diminuição no volume da lâmina de água foi evidente. Segundo dados da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que monitora o reservatório, na última terça-feira (24), às 22h50, o nível estava em 50 cm. Ontem, às 16h15, esse nível já havia caído para 16 cm.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Genilo Rodrigues dos Santos, esse recuo foi significativo para reduzir o nível da água nas localidades ilhadas. “Estamos atentos. O monitoramento continua e, até agora, não há necessidade das pessoas saírem de suas casas. Se o clima continuar assim, acredito que logo já estaremos com passagem de pedestres e carros. Assim como as plantações que foram atingidas pela água. Em função desse curto tempo, dá para recuperar a agricultura de milho e banana”, comentou Rodrigues.
Ainda de acordo com o coordenador, não houve contato com a Defesa Civil Estadual. “Como já passamos por várias enchentes ao longo dos anos, estamos acostumados a este tipo de ocorrência. Nosso plano de contingência está formulado e, até o momento, só tivemos de fazer monitoramentos. O nível de água não foi suficiente para provocar estragos maiores. É só aguardar o comportamento da natureza”, disse.
Boletim Pluviométrico
Maiores precipitações registradas por mesorregião
Período: das 7hs do dia 24/03 às 7h do dia 25/03
Ouro Branco 67,7 mm
Frutuoso Gomes 60,0 mm
Portalegre 58,7 mm
Tabuleiro Grande 54,0 mm
Jardim De Piranhas 50,0 mm
Sao Francisco Do Oeste 49,0mm
Pau Dos Ferros 47,0 mm
Santana Do Matos 33,0 mm
Lagoa Nova 32,0 mm
Timbauba Dos Batistas 31,5 mm
Monte Alegre 21,0 mm
Serrinha 19,8 mm
Jacana 18,0 mm
Canguaretama 15,4 mm
Montanhas 14,1 mm
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário