A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quinta-feira o balanço da Operação de Carnaval destacando a queda no número de acidentes e também das vítimas. O número de mortes foi o menor em oito anos, segundo a PRF. A Operação foi realizada de 13 a 18 de fevereiro.
De acordo com os dados, foram registrados 2.785 acidentes no período, deixando 1.786 pessoas feridas e 120 mortos. A redução foi de 22% no número de acidentes, 28% na taxa de mortos e 18% da taxa de feridos. Para este cálculo, a PRF leva em conta o número de acidentes para cada milhão de veículos em circulação. O objetivo é evitar que o balanço seja influenciado pelo aumento da frota, que é estimado em mais de 8% em relação ao ano passado. Em números absolutos também houve queda. Em 2014 foram registrados 3.357 acidentes com 2.023 feridos e 159 mortos.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, atribuiu a redução do número de acidentes à mudança na forma como a PRF tem feito a fiscalização das estradas. O órgão tem procurado intensificar a fiscalização e atuar mais fortemente nos locais em que mais acidentes ocorrem. O ministro disse que as mudanças na legislação sobre alcoolemia e o aumento do valor das multas para ultrapassagens perigosas e alta velocidade também podem ter contribuído.
— Tivemos o Carnaval menos letal dos últimos oito anos. Atribuímos isso à mudança de fiscalização PRF e a outras situações devidas, como o aperfeiçoamento da lei sobre alcoolismo ao volante — disse o ministro.
A diretora-geral da PRF, Maria Alice Nascimento Souza, também destacou a atuação do órgão durante o feriado.
— Fizemos um planejamento de forma a atuar pontos mais críticos do país e otimizar nossos equipamentos e tecnologias e a atuação dos policiais nos estados onde ocorrem mais acidentes —afirmou.
Segundo o balanço, 45% das mortes ocorreram em colisões frontais. Mesmo assim, houve uma redução de 68% do número de pessoas que morreram neste tipo de acidentes. A maior causa de acidentes foi o excesso de velocidade, apontado em 26% dos casos.
Publicidade
Foram realizados 85,6 mil testes de alcoolemia, conhecido como “bafômetro”. Foram feitas 2.006 autuações e 372 prisões de pessoas que dirigiam embriagados. Foram fiscalizados 234 mil veículos e recolhidas 2.901 carteiras de habilitação.
Um dos principais corredores para o litoral norte de São Paulo, as rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto não registraram nenhuma morte em decorrência de acidentes nesse Carnaval. O resultado está sendo divulgado nos painéis eletrônicos nas duas estradas. A concessionária Ecopistas apresentou nesta quinta-feira o balanço de acidentes durante o feriado. Foram 28 entre 13 e 18 de fevereiro, dos quais nove tiveram vítimas. Ao todo, 18 pessoas ficaram feridas. Em 2014, foram três mortes e 36 acidentes.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário