segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
Fabricação de uma calça jeans consome 11 mil litros de água
Você já parou para pensar que praticamente tudo precisa de água para ser produzido? Para fazer uma calça jeans, por exemplo, você sabe quantos litros de água são gastos? Onze mil litros. É muita água. Saiba o que alguns lugares do mundo que sofrem com a falta d'água fizeram para evitar o desperdício desse bem, que é tão precioso.
Uma força irresistível, que molda as paisagens mais impressionantes do planeta e que é a geradora de toda a vida que existe na Terra. Água nova não é criada. Nos 4,5 bilhões de anos do planeta, a mesma água circulou por todos os seres vivos. Literalmente, nós e os dinossauros bebemos da mesma fonte.
E a água em estado líquido parece um milagre. Se a Terra estivesse apenas 5% mais perto do Sol, seria um inferno, como Vênus. E se estivéssemos apenas 3% mais afastados, seria um deserto congelado, como Marte.
O planeta tem 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Uma quantidade gigantesca, inimaginável. Mas, se desconsiderarmos a água salgada, que não podemos usar, e a água congelada nos polos, apenas 0,02% de água do planeta está disponível para bebermos, usarmos na agricultura e na pecuária. Não mais do que isso. É tudo que nós temos para usar. E usamos, e desperdiçamos, sem pensar muito a respeito. Quantos litros de água você acha que consome por dia? Vinte? Cem?
Quase tudo que comemos e usamos gasta quantidades imensas de água, consumidas pela indústria e agricultura. Acredite: para cultivar uma alface, são 40 litros. São 140 litros para fazer apenas uma xícara de café. E 3.400 litros para produzir um quilo de arroz.
A fabricação de uma calça jeans consome 11 mil litros de água. E um quilo de carne gasta inacreditáveis 15 mil litros, usados para cultivar grãos que alimentam o gado, dar de beber a ele e manter o pasto.
De outro lado, um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável. “Eu nunca bebi água limpa na minha vida. Eu não sei que gosto ela tem”, diz a aldeã Kanouté.
Quatro mil crianças morrem todos os dias por doenças provocadas por água contaminada e muitas guerras provocadas pela água já estão sendo travadas.
O ser humano sempre se alojou em locais perto de rios e lagos, de onde podia tirar o sustento. Foi nesses locais que se desenvolveram as maiores cidades do mundo. Muitas hoje sofrem com a falta de água para sustentar as suas enormes populações. Exatamente o que está acontecendo com São Paulo e o Rio de Janeiro.
Na Espanha, a cidade de Barcelona viveu sete anos de seca. Em uma manhã em 2008, as torneiras simplesmente pararam. Cinco milhões de pessoas ficaram sem água. O governo precisou tomar uma decisão dificílima.
A Espanha tem alguns dos maiores rios da Europa. Por que não fazer um canal para levar a água até a cidade? Mas isso não era tão fácil. O delta do Rio Ebro é uma das reservas naturais mais importantes da Europa e uma das áreas mais produtivas da Espanha. Usar o rio para fornecer água para a cidade poderia ameaçar esse ambiente.
Por isso, desviar essa água estava fora de questão. A cidade fez uma opção cara, mas eficaz: uma gigantesca usina de dessalinização que transforma a água do mar em água potável. Hoje, um milhão de pessoas em Barcelona bebe água vinda do mar.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário