sábado, 1 de novembro de 2014

Calibragem dos pneus influencia no consumo; entenda

 shell_1_pack2_original (Foto: Comunicação Shell)
Poucos motoristas sabem, mas um dos grandes responsáveis pela média de consumo de combustível não está nem no motor nem no tanque do carro. A calibragem correta dos pneus pode fazer muita diferença entre gastar mais e gastar menos na hora de abastecer.

Os pneus dos carros foram desenvolvidos para rodarem com uma área específica de contato com o solo, que é definida pela calibragem específica de cada modelo de acordo com a carga. Se estiverem murchos, vão aumentar a força de arrasto. A consequência imediata é o motor fazer mais força e, consequentemente, o veículo gastar mais combustível. Isso pode representar muito na hora de reabastecer.

“O pneu sem a calibragem correta pode provocar consumo maior de até 20%. E para isso o motorista nem precisa perceber que está murcho. Basta estar com muitas libras de diferença”, diz Renato Romio, chefe do Laboratório de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.Por isso, a calibragem certa é fundamental no cuidado com o carro. Os pneus devem ser calibrados, no máximo, a cada 15 dias. Se for possível uma vez por semana, ótimo. E não adianta apertar qualquer botão naquela máquina de calibrar. A pressão correta deve seguir rigorosamente a recomendada pelo fabricante. Essa informação sempre está no manual do proprietário. Em alguns veículos esses dados também podem ser encontrados em adesivos nas portas ou na tampa do tanque.

Um detalhe é fundamental. O carro tem diferentes calibragens para os pneus dianteiros e traseiros e se está carregado ou vazio. Pode parecer exagero, mas isso fará toda a diferença na média do consumo. “O correto é sempre colocar a pressão exata indicada pelos fabricantes, nem mais nem menos. Pneus com pressão acima do recomendado podem até gastar ainda menos, mas o carro ficará com menos instabilidade. Isso não é aconselhado”, observa Romio.

A calibragem deve ser feita sempre com pneus frios, ou seja, logo após sair da garagem. Quando estão muito quentes podem mascarar a real pressão interna por estarem dilatados.

Estado dos pneus influencia
Além da calibragem correta, é fundamental observar o estado dos pneus. Se estiverem tortos ou muito gastos, também podem influenciar no consumo de combustível, além de ser um risco para dirigir. O recomendado é checar a situação a cada 10 mil quilômetros e fazer balanceamento e geometria.

Outro fator que influencia no consumo é usar pneus que fogem as especificações do original, mais largos ou com tamanho do aro diferente. Alguns veículos permitem essa mudança, mas antes de qualquer alteração nas rodas é preciso consultar um especialista. Qualquer mudança na aerodinâmica do carro terá efeito direto no consumo de combustível.

 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança