quinta-feira, 23 de outubro de 2014
PT mira em Aécio
Parlamentares da oposição protocolaram nesta quarta-feira (22) requerimento de convocação da senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann para prestar depoimento à CPI mista da Petrobras. O PT também apresentou requerimento de convocação, para tentar levar à CPI o presidente do PSDB e candidato à Presidência, Aécio Neves, além de outros parlamentares e dirigentes do partido.
Gleisi
O requerimento que trata da convocação de Gleisi Hoffmann – apresentado pelo líder do Solidariedade na Câmara, Fernando Francischini – é baseado em reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo". Se convocada, Gleisi ficará obrigada a comparecer. Para que isso aconteça, os membros da CPI terão de aprovar o requerimento.
Segundo a publicação, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou durante delação premiada que o suposto esquema de corrupção instalado na estatal repassou R$ 1 milhão para a campanha de Gleisi em 2010, quando ela concorreu a uma vaga no Senado. A parlamentar negou ter recebido o dinheiro.
Paulo Roberto Costa foi diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras entre 2004 e 2012. Foi preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga esquema de lavagem de dinheiro, mas após firmar acordo de delação premiada, passou a cumprir prisão domiciliar. Segundo a PF, ele operava juntamente com o doleiro Alberto Youssef, que também negocia acordo com a justiça em troca de diminuição na pena.
Costa e Youssef revelaram suposto esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões e beneficiado partidos governistas como PT, PMDB e PP. As legendas negam envolvimento.
Francischini destacou no requerimento que "a cada dia fica comprovado que o alto escalão do Partido dos Trabalhadores tinha conhecimento desse esquema bizarro, audacioso, inescrupuloso e surpreendente".
O deputado Carlos Sampaio (PSDB- SP) protocolou nesta terça-feira (21) pedido de convite a Gleisi e também ao seu marido, ministro das Comunicações Paulo Bernardo – por se tratar de convite, eles podem recusar. Segundo o jornal, Costa teria dito que Bernardo, então ministro do Planejamento durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teria recebido o dinheiro endereçado à campanha da petista.
Aécio
Nesta quarta-feira, o PT também protocolou requerimento de convocações de dirigentes do PSDB, entre as quais a do presidente nacional da legenda e candidato à Presidência da República Aécio Neves.
O requerimento de convocação do presidenciável, assinado pelo deputado Afonso Florence (PT-BA), cita depoimento prestado por Leonardo Meirelles, suposto testa de ferro de Alberto Youssef nas indústrias farmacêuticas Labogen.
À Justiça Federal de Curitiba, Meirelles disse que o doleiro mantinha negócios com o PSDB e com o ex-presidente nacional do PSDB Sérgio Guerra, morto em março.
Nesta quarta, o advogado de Youssef, Antônio Figueiredo Basto, negou que o doleiro tenha negociado com Guerra ou com outro político do PSDB. Ele pediu à Justiça Federal uma acareação entre seu cliente e Leonardo Meirelles. O juiz Sergio Moro, que cuida da Operação Lava Jato, ainda não se pronunciou se aceita ou não a solicitação.
Florence, no requerimento, argumenta que o depoimento de Aécio Neves, na condição de presidente do PSDB, é "fundamental" para elucidar "atos de corrupção que foram efetivamente praticados". "Ao mesmo tempo em que possibilitará ao depoente defender a agremiação que preside", completou o deputado.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário