O Galaxy S5 é um dos principais smartphones da Samsung e a companhia sul-coreana lançou ainda duas versões do aparelho no Brasil: o Galaxy S5 mini e o Galaxy S5 Duos. Cada um dos três modelos possui características únicas e que podem agradar ou não o consumidor em determinado ponto. Confira o comparativo do TechTudo e decida qual deles comprar.
Facebook libera o uso de stickers nos comentários para Android, iOS e web
Design
Olhando superficialmente, os três modelos são bastante parecidos: todos tem um botão físico na parte frontal acompanhados por dois capacitivos, corpo feito de plástico, traseira com relevo em bolinhas e câmera traseira acompanhada de um sensor de batimentos cardíacos e flash.No que diz respeito às medidas, o Galaxy S5 e o S5 Duos são praticamente idênticos. Ambos tem uma espessura de 8,1 milímetros, o que deve fazer com seu uso no bolso da calça seja bastante confortável, além da mesma altura de 142 x 72,5 milímetros. O modelo dual-chip da Samsung, por outro lado, tem um peso de 146,5 gramas contra 145 g do original. Nada que vá fazer uma diferença considerável no dia a dia.
Já o Galaxy S5 mini é ideal para quem busca uma opção mais portátil e que se encaixe melhor em mãos pequenas. Apesar de sua espessura ser maior, com 9,1 milímetros, o aparelho intermediário da Samsung possui menor altura e largura, com 131,1 x 64,8 mm. O peso também sofreu uma redução considerável, chegando aos 120 g contra os 145g do modelo comum.
Tela
A semelhança entre o Galaxy S5 e sua versão duos é mantida ainda na tela: ambos tem um display Super AMOLED Full HD (1080p) com 5,1 polegadas e densidade de 432 ppi. Em outras palavras, os dois são ótimas escolhas para quem quer ver filmes em alta definição, jogar games com bom gráficos e visualizar conteúdos com qualidade e sem pixelização.
Desempenho
No que diz respeito ao desempenho, S5 e S5 Duos largam na frente por trazer configurações mais potentes. Ambos chegam equipados com um processador quad-core Snapdragon 801 de 2,5 GHz, 2 GB de RAM e 16 ou 32 GB de armazenamento, com expansão para até 128 GB. Em outras palavras, os tops de linhas da Samsung serão capazes de rodar com facilidade jogos, aplicativos e vídeos de última geração.
Já o S5 mini aparece como uma ótima opção para quem quer gastar menos e não precisa de configurações muito potentes. As especificações dele incluem um processador quad-core Exynos de 1,4 GHz, 1,5 GB de RAM e 16 GB de memória interna, com expansão para até 64 GB. Com isso, o S5 mini deve conseguir rodar a maior parte dos apps e jogos atuais, mas sua desenvoltura é menor em comparação com o S5 original.
Bateria
Tanto o Galaxy S5 quanto o S5 Duos trazem uma bateria de 2.800 mAh. Segundo a Samsung, o top original é capaz de durar 21 horas em ligações e 390 horas em stand-by. Apesar da mesma capacidade, a função dual-chip do S5 Duos pode ter mais impacto sobre a vida útil do mesmo, já que este gastará mais para se conectar à rede de celular.
Já o S5 mini possui uma bateria com capacidade menor, com 2.100 mAh. Entretanto, é preciso considerar que o modelo intermediário possui uma tela menor e com resolução inferior, o que impacta positivamente no consumo de energia.
Câmera
Sistema Operacional
Os três aparelhos chegam equipados com o Android 4.4.2 (KitKat), uma versão bastante recente do sistema do Google. De forma geral, a plataforma apresenta pontos altos e baixos. Como positivo, está a grande capacidade de personalização e a boa oferta de aplicativos e jogos na loja Google Play. Por outro lado, o Android é uma das principais fontes de ameaças e também sofre com a grande fragmentação do sistema.
No que diz respeito à atualização, a Samsung costuma ser bastante lenta para disponibilizar uma nova versão para seus telefones. Entretanto, os Galaxy S5 e o S5 Duos devem ser os primeiros da companhia a receber a nova versão do Android, enquanto o S5 mini deve ficar em segundo plano.
Preço e disponibilidade
O Galaxy S5 Duos pode ser encontrado por cerca de R$ 1.799 em lojas online brasileiras. Enquanto isso, o Galaxy S5 comum apresenta um preço levemente inferior, sendo possível encontrar o top de linha por até R$ 1,5 mil.
Afinal, qual a melhor opção?
Ao fim da análise, é possível perceber que tanto o Galaxy S5 quanto o S5 Duos são aparelhos para quem procura o melhor desempenho e configurações potentes. Entretanto, o S5 Duos promete ser a melhor escolha para quem deseja ter mais um chip de operadora no mesmo telefone, seja para economizar ou por segurança.Já o S5 mini é a ideal para quem gosta do design do S5 comum, mas não quer gastar muito com o novo aparelho. Além disso, ele traz ainda um configurações menores e mais simples, mas que devem ser suficientes para as tarefas do dia a dia, como ouvir músicas, navegar na Web, abrir aplicativos, entre outros.
De qualquer forma, a melhor opção é buscar e analisar bem estes dispositivos e pensar qual se encaixa mais no seu perfil. Antes de decidir por algum deles, vale a pena analisar quais são as suas expectativas e o que você pretende fazer com o novo telefone. Assim, as chances de sofrer uma decepção serão menores.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário