segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Áudio revela últimos instantes do voo que levava Eduardo Campos
Dois meses depois do acidente aéreo que matou o candidato à Presidência Eduardo Campos, o Fantástico obtém com exclusividade a íntegra da gravação dos últimos instantes do voo, a conversa final entre os pilotos e a Base Aérea de Santos.
Tudo parece ir bem, até que o comandante avisa que vai arremeter por causa do tempo ruim. Depois disso, o operador de rádio chama o avião por dez vezes e não recebe resposta.
Copiloto: Devido às condições, nós vamos aguardar e chamaremos novamente, ok?
Foram as últimas palavras dos pilotos registradas pela Base Aérea de Santos. A conversa, que o Fantástico obteve com exclusividade, tinha começado 24 minutos antes.
Copiloto: Rádio Santos, bom dia. Papa Romeu Alfa Fox Alfa. Na escuta?
Papa, Romeu, Alfa, Fox, Alfa é a maneira como a aviação diz "PR-AFA", o prefixo do Cessna Citation que levava Eduardo Campos e a equipe dele. Rádio Santos é o operador de rádio da Base Aérea de Santos. É assim que eles se identificam durante toda a conversa.
O Cessna ainda estava voando alto, na área de controle de São Paulo, quando o copiloto, responsável pela comunicação, fez o primeiro contato para perguntar sobre as condições climáticas para pouso.
Copiloto: Bom dia. Gostaria das condições do Aeródromo, por gentileza.
A Base Aérea de Santos é um aeroporto militar e, apesar do nome, fica na cidade vizinha Guarujá. No local não existe uma torre para controlar o tráfego aéreo, só uma estação de rádio, operada por um militar, que passa informações para os pilotos sobre as condições da pista.
Rádio Santos: Santos ciente. A base opera sob instrumentos. Vento 240 graus, com sete nós.
Naquele momento, as condições de vento eram normais, mas a base operava por instrumentos. Como a visibilidade era baixa, os pilotos teriam que se guiar exclusivamente pelas antenas de rádio.
Dezoito minutos depois do primeiro contato, o avião descia em direção à pista da Base de Santos.
Copiloto: De seis mil para quatro mil pés, já liberado por São Paulo.
Durante a aproximação, um aviso:
Rádio Santos: Rádio Santos ciente. Atento a pássaros na cabeceira da pista.
Dois minutos depois, o copiloto se confunde ao passar o prefixo do avião.
Copiloto: Oufa, Fo, Alfa Fox Alfa, está na arremetida, ok?
E confirma a arremetida.
Radio Santos: Alfa Fox Alfa, confirma. Você vai arremeter?
Copiloto: Afirmativo.
Arremeter é quando o piloto desiste de pousar e dá uma volta para tentar de novo. Nessa situação, segundo a carta que orienta o pouso na Base Aérea de Santos, os pilotos devem subir de volta para 4 mil pés e recomeçar a tentativa. Mas o áudio não deixa claro se isso aconteceu.
Rádio Santos: Está prosseguindo para o... nova tentativa de pouso?
O copiloto começa a responder.
Copiloto: Devido às condições, nós vamos su... é...
Interrompe...
Copiloto: Nós vamos aguardar e chamaremos novamente, ok?
Rádio Santos: Rádio Santos ciente, comandante.
Eram 10h. Depois disso, silêncio. Os pilotos não fizeram mais contato.
A Rádio Santos chama o avião:
Radio Santos: Alfa Fox Alfa, Rádio Santos?
Nada. Ninguém responde. Chama de novo:
Rádio Santos: Papa Romeu Alfa Fox Alfa, Rádio Santos?
Mais uma vez.
Radio Santos: Papa Romeu Alfa Fox Alfa, Rádio Santos?
Foram 10 tentativas de contato. E do outro lado, nenhuma resposta.
Radio Santos: Papa Alfa Romeu Alfa Fox Alfa, Rádio Santos?
Na Base Aérea de Santos, a preocupação aumentava, como mostra um vídeo gravado lá dentro. “O jatinho está desaparecido. São Paulo não sabe, não pousou em Itanhaém”, diz um militar, funcionário da base.
Ele estava conversando com assessores do partido de Eduardo Campos, o PSB, que esperavam o jato chegar.
Assessor: Ninguém pode fazer contato visual?
Militar: Desse jeito? Não, não tem. Radar não pega aqui embaixo.
Próximo dali, no bairro do Boqueirão, em Santos, câmeras de segurança registravam o destino do Cessna. Na queda, peças do avião voaram por toda a vizinhança. Em uma foto deu para ver como ficaram as turbinas. Uma delas entrou entrou em um apartamento, arrebentou a parede da cozinha e da sala.
O Fantástico esteve no local dois dias depois do acidente. Agora, dois meses depois do acidente, o apartamento começou a ser reformado. Moradores das casas atingidas têm direito a receber indenização pelos prejuízos.
O Fantástico teve acesso a apólice de seguro do avião, que garante essa cobertura. É a mesma que está com a Justiça. O seguro prevê US$ 50 milhões, cerca de R$ 120 milhões, para vítimas.
“Vítimas que perderam seus entes queridos no acidente e também as vítimas que tiveram prejuízo material, que são as pessoas das casas da cidade de Santos”, diz Thiago Lacerda Nobre, procurador da República, Ministério Público Federal.
A apólice vence em dezembro de 2014. Está em nome da AF Andrade, uma empresa do setor agrícola que, em 2010, arrendou o avião. Ou seja, não era de fato a proprietária até que terminasse de pagar as parcelas para a fabricante Cessna.
“A propriedade da aeronave é algo ainda um pouco nebuloso. A princípio, essa aeronave ela foi financiada junto à Cessna, com pagamento de parcelas por um empresário e ela teria sido vendida para outros empresários”, explica o procurador.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário