segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Áudio revela últimos instantes do voo que levava Eduardo Campos

 
Dois meses depois do acidente aéreo que matou o candidato à Presidência Eduardo Campos, o Fantástico obtém com exclusividade a íntegra da gravação dos últimos instantes do voo, a conversa final entre os pilotos e a Base Aérea de Santos.
Tudo parece ir bem, até que o comandante avisa que vai arremeter por causa do tempo ruim. Depois disso, o operador de rádio chama o avião por dez vezes e não recebe resposta.
Copiloto: Devido às condições, nós vamos aguardar e chamaremos novamente, ok?
Foram as últimas palavras dos pilotos registradas pela Base Aérea de Santos. A conversa, que o Fantástico obteve com exclusividade, tinha começado 24 minutos antes.
Copiloto: Rádio Santos, bom dia. Papa Romeu Alfa Fox Alfa. Na escuta?
Papa, Romeu, Alfa, Fox, Alfa é a maneira como a aviação diz "PR-AFA", o prefixo do Cessna Citation que levava Eduardo Campos e a equipe dele. Rádio Santos é o operador de rádio da Base Aérea de Santos. É assim que eles se identificam durante toda a conversa.
O Cessna ainda estava voando alto, na área de controle de São Paulo, quando o copiloto, responsável pela comunicação, fez o primeiro contato para perguntar sobre as condições climáticas para pouso.
Copiloto: Bom dia. Gostaria das condições do Aeródromo, por gentileza.
A Base Aérea de Santos é um aeroporto militar e, apesar do nome, fica na cidade vizinha Guarujá. No local não existe uma torre para controlar o tráfego aéreo, só uma estação de rádio, operada por um militar, que passa informações para os pilotos sobre as condições da pista.
Rádio Santos: Santos ciente. A base opera sob instrumentos. Vento 240 graus, com sete nós.
Naquele momento, as condições de vento eram normais, mas a base operava por instrumentos. Como a visibilidade era baixa, os pilotos teriam que se guiar exclusivamente pelas antenas de rádio.
Dezoito minutos depois do primeiro contato, o avião descia em direção à pista da Base de Santos.
Copiloto: De seis mil para quatro mil pés, já liberado por São Paulo.
Durante a aproximação, um aviso:
Rádio Santos: Rádio Santos ciente. Atento a pássaros na cabeceira da pista.
Dois minutos depois, o copiloto se confunde ao passar o prefixo do avião.
Copiloto: Oufa, Fo, Alfa Fox Alfa, está na arremetida, ok?
E confirma a arremetida.
Radio Santos: Alfa Fox Alfa, confirma. Você vai arremeter?
Copiloto: Afirmativo.

Arremeter é quando o piloto desiste de pousar e dá uma volta para tentar de novo. Nessa situação, segundo a carta que orienta o pouso na Base Aérea de Santos, os pilotos devem subir de volta para 4 mil pés e recomeçar a tentativa. Mas o áudio não deixa claro se isso aconteceu.
Rádio Santos: Está prosseguindo para o... nova tentativa de pouso?
O copiloto começa a responder. 
Copiloto: Devido às condições, nós vamos su... é...
Interrompe...
Copiloto: Nós vamos aguardar e chamaremos novamente, ok?
Rádio Santos: Rádio Santos ciente, comandante.

Eram 10h. Depois disso, silêncio. Os pilotos não fizeram mais contato.
A Rádio Santos chama o avião:
Radio Santos: Alfa Fox Alfa, Rádio Santos?
Nada. Ninguém responde. Chama de novo:
Rádio Santos: Papa Romeu Alfa Fox Alfa, Rádio Santos?
Mais uma vez.
Radio Santos: Papa Romeu Alfa Fox Alfa, Rádio Santos?
Foram 10 tentativas de contato. E do outro lado, nenhuma resposta.
Radio Santos: Papa Alfa Romeu Alfa Fox Alfa, Rádio Santos?
Na Base Aérea de Santos, a preocupação aumentava, como mostra um vídeo gravado lá dentro. “O jatinho está desaparecido. São Paulo não sabe, não pousou em Itanhaém”, diz um militar, funcionário da base.
Ele estava conversando com assessores do partido de Eduardo Campos, o PSB, que esperavam o jato chegar.
Assessor: Ninguém pode fazer contato visual?
Militar: Desse jeito? Não, não tem. Radar não pega aqui embaixo.

Próximo dali, no bairro do Boqueirão, em Santos, câmeras de segurança registravam o destino do Cessna. Na queda, peças do avião voaram por toda a vizinhança. Em uma foto deu para ver como ficaram as turbinas. Uma delas entrou entrou em um apartamento, arrebentou a parede da cozinha e da sala.
O Fantástico esteve no local dois dias depois do acidente. Agora, dois meses depois do acidente, o apartamento começou a ser reformado. Moradores das casas atingidas têm direito a receber indenização pelos prejuízos.
O Fantástico teve acesso a apólice de seguro do avião, que garante essa cobertura. É a mesma que está com a Justiça. O seguro prevê US$ 50 milhões, cerca de R$ 120 milhões, para vítimas.
“Vítimas que perderam seus entes queridos no acidente e também as vítimas que tiveram prejuízo material, que são as pessoas das casas da cidade de Santos”, diz Thiago Lacerda Nobre, procurador da República, Ministério Público Federal.
A apólice vence em dezembro de 2014. Está em nome da AF Andrade, uma empresa do setor agrícola que, em 2010, arrendou o avião. Ou seja, não era de fato a proprietária até que terminasse de pagar as parcelas para a fabricante Cessna.
“A propriedade da aeronave é algo ainda um pouco nebuloso. A princípio, essa aeronave ela foi financiada junto à Cessna, com pagamento de parcelas por um empresário e ela teria sido vendida para outros empresários”, explica o procurador.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança