O iOS 8, mais recente plataforma móvel da Apple, finalmente foi disponibilizada para os usuários, na última quarta-feira (17). O sistema operacional para iPhones e iPads manteve o visual de seu antecessor e ganhou novos recursos. Para conhecer melhor das novas funcionalidades, veja o teste do TechTudo e confira as primeiras impressões do novo iOS.
O iOS 8 é uma continuidade da versão iOS 7 e, por isso, a interface do sistema continua a mesma. Entretanto, isso não significa que ela não tenha nenhuma novidade. Muitas das diferenças da nova versão em relação a anterior estão nos pequenos detalhes, com por exemplo, a opção de acessar as informações dos contatos que você fez ligações recentemente, na área superior da tela de multitarefa. Na versão anterior, essa área ficava vazia.
Um dos aplicativos nativos do iOS que mais recebeu modificações interessantes nessa versão foi o Mensagens. Pode-se dizer que ele está até bem mais parecido com WhatsApp, já que agora além de ter conversas em grupo, gravação de vídeo, captura de foto e compartilhamento da localização. Também é possível gravar um arquivo de áudio e enviá-lo ao seu contato, durante uma conversa. Para começar a gravar, basta pressionar o ícone do microfone e segurá-lo, e começar a falar. Vale lembrar que opção só aparece se a conversa estiver sendo feita por meio de uma conexão de dados.
Handoff ou continuidade
Uma das funcionalidades mais importantes para a integração IOS/OS X, o Handoff, permitirá que um trabalho começado no iPhone (por exemplo), possa ser continuado no Mac ou o contrário. No iOS 8 ele já está pronto e tem atém uma área para ser configurado dentro do item “Geral” em “Ajustes”. Para ficar completo, só falta ser lançado oficialmente o OS X Yosemite. Felizmente, quem já está usando a versão beta do sistema desktop da Apple, pode testar isso tranquilamente.
Time-lapse e Timer na câmera
O app Câmera do iOS ganhou um novo modo time-lapse, que conquistará muitos usuários: o aparelho fica tirando fotos em intervalos selecionados de forma dinâmica para, enfim, gerar um vídeo que exibe uma sequência rápida das imagens. A funcionalidade é simples de usar como todas as outras do app.
O Timer é uma necessidade antiga do aplicativo Câmera do iOS, tanto que quase todos os apps de terceiros tinham essa função. Agora finalmente a Apple resolveu essa falha e adicionou o recurso ao programa. O único defeito da opção é que ele não permite definir o tempo de espera: você só pode desativar o timer, colocar em 3 ou 10 segundos e pronto.
Ditado em português
O Ditado em português talvez seja uma das novidades mais aguardadas no sistema, isso porque ela pode poupar muito tempo de digitação. Para usar o recurso, é preciso primeiro ativar a função Siri, o que pode ser feito indo em “Ajustes”, na opção “Geral” e entrado no item “Siri”. Depois disso, basta estar em uma área de digitação para que o teclado seja exibido: a partir daí, toque em um botão que fica ao lado da barra de espaço e comece a falar, para que ele escreva para você. Mas lembre-se que para o Ditado funcionar, é preciso que o aparelho esteja conectado na Internet, só assim a voz seja enviada para os servidores da Apple, processada e transformada em texto.
O Compartilhamento Familiar sofreu uma mudança no iOS 8. Ele agora vai além da simples autorização de compartilhamento de conteúdo e serve para que até seis pessoas possam compartilhar as compras feitas no iTunes, iBooks e na App Store, além de fotos, calendários e localização de todos. Assim, uma família pode ter fotos e vídeos em um álbum especial, compartilhar a localização e ter um calendário familiar.
Mais ajustes e controle das fotos
O novo app Fotos está bem mais completo. A primeira prova disso é que os recurso de edição possuem mais opções, permitindo o ajuste da exposição, do brilho, do contraste e muito mais, o possibilita que mesmo uma pessoa inexperiente consiga obter bons resultados. E pelo jeito, alguns apps de terceiros voltados para retoques em imagens, irão perder a atenção do usuário. Além disso, o programa agora também permite ocultar determinadas fotos dos Momentos, Coleções e Anos.
Saúde
O app Saúde é o mais novo app nativo do sistema (depois do iBooks e do Podcasts). Ele promete muita integração do sistema com os acessórios e aplicativos de monitoramento de informações de saúde, mas até o momento ainda são poucos que estão prontos para trabalhar com ele. Por enquanto, só resta esperar que apareçam acessórios e apps compatíveis para enfim descobrir se o Saúde irá fazer tudo que a Apple promete.
Como
todas as atualizações do iOS nos últimos anos, não é possível ver tudo
que chegou junto com o sistema. No máximo dá para ver as novidades mais
importantes e nesse contexto, mesmo sendo uma atualização do iOS 7, ele
traz muita coisa. Algumas estão "ocultadas" pela necessidade de
configurações e outras esperam por apps de terceiros para mostrar seu
brilho. O mais importante é que com essa atualização os novos, como o
recente iPhone 5S, e alguns aparelhos mais antigos, como o iPhone 4S, ganharão as mesmas funcionalidades (se possível), o que é algo que a Apple faz bem E quem sai ganhando é o usuário.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário