quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Caern acelera testes na adutora de engate rápido

 Caern começou os testes da adutora na última sexta-feira, com a presença de Rosalba Ciarlini
A adutora de engate rápido para a cidade de Pau dos Ferros deve entrar em funcionamento até o final desta semana. Na última sexta-feira, 5, iniciaram os testes nas tubulações. O trabalho será realizado em toda a extensão de 40 km da adutora, incluindo as duas estações de bombeamento. O aporte de água vem do reservatório  Santa Cruz do Apodi, em Apodi. Até o momento, Pau dos Ferros está com abastecimento precário, em relação a qualidade da água. O açude de Pau dos Ferros está com 6,14% de sua capacidade máxima, considerado volume morto.De acordo com o diretor técnico da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Ricardo Varela, já foram testados 10 km das tubulações. Especificamente o percurso entre a ligação com o ponto da adutora Médio Oeste, em Itaú, até a primeira estação de bombeamento, às margens da BR 405. Não há estimativa de quantos quilômetros podem ser testados por dia. Segundo o diretor, depende do andamento da operação.

“É um momento de avaliar a obra. Agora só falta a parte técnica e ver como funciona a adutora”, explica. A cada percursos, os técnicos da Caern avaliam o funcionamento da adutora e realizam os devidos ajustes. No primeiro teste foi identificado um “problema no registro entre as duas adutoras (Médio Oeste e engate rápido)”. Ontem mesmo houve a substituição do material.

A água enviada por esta adutora de engate rápido já vai tratada diretamente para o reservatório de distribuição de Pau dos Ferros. Não sendo necessário passar pelo reservatório da cidade. O diretor expõe também que a adutora vai abastecer apenas a cidade de Pau dos Ferros, que tem uma demanda de 3,5 mil m³ por dia. A adutora tem vazão de 155 m³ por hora (ou 43 litros por segundo).

A solução da adutora de engate rápido chega com atrasos. A ordem de serviço foi dada ainda em fevereiro de 2014, e a previsão era de concluir em três meses. De acordo com Varela, o atraso se deu por dois fatores: a demora na energização das duas estações de bombeamento, e a dependência do funcionamento da adutora Médio Oeste, que ainda estava em obras, pela Semarh, e começou a operar semana passada. “O importante é que quando a água ficou disponível a adutora estava pronta”, enfatiza.

O reservatório que atende Pau dos Ferros, até então, está com 6,14% da capacidade. O total comportado é de 54.846.000 m³, e tem hoje 3.368.030 m³. A quantidade de água atual é considerada como “volume morto”, mas diante das necessidades vem sendo utilizada para o abastecimento.

Há reclamações, da população, sobre o odor da água, servida para o abastecimento. Lorrana Silva, 22, estudante moradora de Pau dos Ferros só consegue utilizar a água canalizada porque reformaram a caixa d’água da sua casa, com a incrementação de cloro. “Aqui em casa a gente ainda utiliza, até para cozinhar, mas em outros lugares é horrível. Até lavar as mãos. Parece que fica mais sujo”, diz, em relação ao mau cheiro. “Espero que esta situação acabe logo, e chegue água boa para a nossa cidade”.

 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança