quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Amigos lamentam falta de contato com Guilherme Karan


Longe da televisão há 9 anos, Guilherme Karan está internado há seis meses em um hospital do Rio de Janeiro. O ator, de 56 anos, sofre da síndrome de Machado-Joseph, doença degenerativa que afeta o sistema nervoso e não tem cura. O artista recebe constantemente a visita do pai, o ex- ministro da Marinha Alfredo Karan, de 89 anos, que está sempre a par do tratamento do filho.
Com dificuldades para se alimentar com a progressão da doença, Guilherme passou por uma gastrostomia, procedimento cirúrgico para a fixação de uma sonda alimentar direto no estômago. O ator também está com a fala comprometida e teve o equilíbrio afetado. Em seu quarto no hospital, Karan ocupa o seu tempo assistindo a televisão e pediu ao pai para não receber visitas.
Amigos não têm mais contato com Karan
Cristina Pereira trabalhou com o ator em um dos maiores sucessos da carreira dele, o extinto TV Pirata, que ficou no ar de 1988 a 1990. Apesar de Guilherme ser padrinho de seu filho, a artista não tem notícias do amigo.
— Muitas pessoas me pedem informações dele... Não sei como ele está. O Guilherme sempre foi uma pessoa discreta, muito na dele. Sei que ele está doente, mas não conversamos há um bom tempo. Gosto demais dele. É um ator de muio talento e uma pessoa maravilhosa — explica Cristina.
Eri Johnson contracenou com Guilherme em sua última participação na Globo, a novela “América”, de 2005. O ator só tem notícias de Karan através de Glória Perez, que sempre está em contato com o pai do colega.
— Gostaria muito de saber como ele está. Não nos falamos desde a última novela que ele participou. Eu respeito a decisão dele (de não querer ser visitado). Ele é uma pessoa muita generosa. Gostava de favorecer o colega em cena. Um homem íntegro e sério demais.
Entenda a doença que afeta o ator
A neurologista Isabella D´Andrea Meira, do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemayer, afirma que não existe um tratamento específico para a síndrome, que começa a se manifestar a partir dos 35 anos e pode surgir até os 50.
— Os sintomas inicias são falta de coordenação do controle muscular, pode ser nos braços e nas pernas. Isso evolui também para a musculatura ocular, podendo causar visão dupla, queda da pálpebra e estrabismo. A evolução segue para a dificuldade da fala, para engolir, e a muscutura de todo o corpo fica mais rígida — diz a especialista.
A síndrome de Machado-Joseph é uma doença autossômica dominante, o que significa que ela é genética e hereditária, podendo ser transmitida pelo pai ou mãe. A doença é causada por uma mutação no gene do cromossomo 14, que gera uma proteína anormal (a ataxina 3) que se acumula dentro de algumas células do cérebro.
O diagnóstico é feito através de uma conversa com o paciente, onde é verificado se existe algum histórico da doença na família. Pode-se também realizar um teste genético para verificar a existência da síndrome. O tratamento é paliativo.
— O paciente faz fisioterapia, acompanhamento com a fonoaudióloga, e toma remédios para diminuir a rigidez do músculo – diz a médica, que afirma que os casos evoluem de acordo com a gravidade da mutação genética: — Se o paciente tem pouca quantidade da proteína, o quadro vai progredindo de forma mais lenta.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança