sábado, 14 de junho de 2014

Pedido da governadora depende de parecer jurídico

 
A definição de candidatos do DEM às eleições majoritárias e proporcionais de 2014 promete acirrar os ânimos e agravar ainda mais a divisão do partido, na Convenção Estadual que acontece neste domingo. A  governadora Rosalba Ciarline protocolou ontem pedido de candidatura junto ao Diretório e irá defender seu nome à reeleição durante o encontro. O requerimento - ainda sob análise da assessoria jurídica -,  gera um impasse: na prática, caso seja aceita como candidata ao governo do Estado, o DEM fica impedido de viabilizar alianças  para o pleito proporcional com partidos que já tenham candidato.O DEM já havia negado  à governadora concorrer ao pleito, em reunião da diretoria executiva realizada no início do mês em que, por votação, ficou pré-definido o apoio a chapa majoritária encabeçada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, e a ex-governadora Wilma de Farias, pré-candidatos ao governo e Senado.

O pedido da governadora foi protocolado na manhã de ontem e também encaminhado, por e-mail, ao presidente nacional e a secretária geral da legenda no Estado, José Agripino e Fátima Lapenda, respectivamente, na tarde da quinta-feira, dia 12. Anfitriã de autoridades que participaram do primeiro jogo da Copa em Natal, a governadora não teria como atender a reportagem na tarde de ontem, de acordo com o secretário de comunicação, Paulo Araújo.

O advogado Tiago Cortez, que defende a governadora, explicou que é legítimo o direito dela  ser incluída na cédula que será submetida aos membros do Diretório. “O documento pede a inclusão para que seja votado, se querem a chapa própria uma coligação na proporcional”, afirma.

O parecer da assessoria jurídica do Partido deve ser entregue neste sábado, dia 14, à coordenação-geral da Convenção Estadual do DEM, de acordo com o  coordenador Manoel Pereira. Ele  ressalta que, em princípio, há uma decisão da executiva em se coligar com o PMDB – partido que já possui pré-candidato ao cargo postulado por Rosalba.

O coordenador lembrou ainda que seria necessário a apresentação de chapa completa. “A executiva já encaminhou a nominata dos candidatos ao pleito  proporcional e o apoio à majoritária. A decisão sai da Convenção, mas na minha opinião, a candidatura de Rosalba inviabiliza o registro de candidatura para a proporcional e isola o partido”, disse Manoel Pereira.

Para a proporcional devem ser confirmados os nomes do deputado Felipe Maia, à reeleição, e para a estadual: Getúlio Rego, José Adécio, Leonardo Nogueira, Carlisson Gomes, Odileia Costam, ex-prefeita de Macaíba, e Dagô.

Para o advogado, o argumento da legenda de que o requerimento de candidatura já deveria conter as indicações de candidatos a vice-governador e ao Senado não se sustenta. “Pela legislação, não há essa determinação. Mesmo porque as alianças podem ser costuradas e sair daí, os nomes”, disse Tiago Cortez.

Advogado e coordenador concordam em um ponto: a decisão sobre como o Democratas irá se posicionar em relação  às eleições majoritárias não deverá ser judicializada.

Estão aptos a votar os membros do Diretório Estadual ou seus suplentes, os representantes do partido no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa e os delegados dos diretórios municipais ou  suplentes.

A TRIBUNA DO NORTE não conseguiu contato com o presidente do DEM, senador Agripino Alves, e o deputado federal, Felipe Maia. Procurada, a secretária-geral Fátima Lapenda, que estava no interior, sugeriu ouvir Manoel Pereira.

Convenções do fim de semana
Neste fim de semana haverá as primeiras convenções estaduais dos partidos para as eleições deste ano. A convenção partidária é uma espécie de reunião de cada partido político para escolher seus candidatos e decidir sobre uma eventual coligação.

A convenção tem que seguir as regras da legislação eleitoral e partidária e do estatuto da respectiva legenda. As convenções têm que ser entre os dias 10 e 30 de junho do ano das eleições. Veja abaixo, quais os partidos farão, neste sábado e domingo, os encontros partidários para definir as candidaturas e as coligações pelas quais vão fazer campanha e concorrer no pleito deste ano.

Convenção estadual
Partido: PPS
Quando: Sábado, dia 14
Horário: das 9h às 14h
Local: Assembleia Legislativa

Convenção estadual
Partido: DEM
Quando: Domingo, dia 15
Horário: das 9h às 13h

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança