Diante da tragédia que vitimou o ídolo Fernandão na madrugada deste sábado, os torcedores colorados se mobilizaram para prestar homenagens e eternizar a memória do capitão do título Mundial. As primeiras ações começaram ainda no início do dia e seguem durante o final de semana. No domingo, o Inter promoverá uma missa no auditório Araújo Vianna, às 17h e também já anunciou que não irá usar a camisa 9 no próximo jogo do clube no Brasileirão, contra o Corinthians, após a Copa do Mundo.
Além de cartazes já deixados no Beira-Rio, o grupo Gigante para Sempre (GPS), que reúne mais de 64 mil torcedores em uma rede social, marcou um encontro de fãs na Avenida Padre Cacique, em frente ao estádio. A ideia é que, às 17h30, cada um leve uma flor branca ou vermelha. Mais de duas mil pessoas confirmaram presença no evento organizado pelo Facebook.
Pouco depois, às 18h, outro grupo organizou uma caminhada em homenagem ao ídolo. A saída será da Usina do Gasômetro e a chegada é no Beira-Rio. O convite para celebração da missa foi postado no site oficial do Inter. O Colorado também convocou os consulados a realizarem cerimônias em suas cidades. O presidente Giovanni Luigi, o secretário-geral Gelson Pires e o ex-presidente Fernando Carvalho irão ao funeral em Goiás e levarão bandeira e camisa personalizada. Segundo a instituição, houve a sugestão de velar o corpo em Porto Alegre, mas a família pediu compreensão a todos e preferiu em sua cidade-natal. O velório também terá a presença de cônsules do clube.
A mobilização vai além de ações pontuais. O grupo Gigante para Sempre encaminhou um pedido ao departamento de marketing do clube para a construção de uma estátua em homenagem a Fernandão. A ideia é que o monumento seja em bronze e reproduza o ex-jogador levantando a taça do Mundial de 2006. Os colorados se colocaram à disposição do clube para difundir a campanha e, caso seja necessário, arrecadar verba.
- Eu encaminhei um email pedindo que fosse feito, como homenagem ao Fernandão e como marco emblemático do nosso entorno (após obras), uma estátua de bronze em tamanho natural. Não cheguei a sugerir local, mas imagino que deveria ficar próximo ao mastro e ao Gigantinho. É algo que precisa ser aprovado pelo clube. Pelo que vi, a recepção foi boa. Nos colocamos à disposição para fazer através de crowdfunding (financiamento coletivo) - explica o fundador e administrador do GPS, Emílio Fialho.
A prefeitura de Porto Alegre também está com propostas de homenagens ao capitão do Mundial. Depois de anunciar luto oficial de três dias, o prefeito José Fortunati afirmou neste sábado que vai propor que a Rua A, ao lado do estádio Beira-Rio e do Gigantinho, passe a ser denominada Fernando Lúcio da Costa em homenagem a ele. A proposta será encaminhada à Câmara Municipal na próxima semana.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário