segunda-feira, 23 de junho de 2014
Ajustes podem dar nova vida ao seu velho PC
Com o tempo, é natural que o computador vá ficando lento na execução de tarefas. Mas não é o tempo que causa esse baixo desempenho da máquina. Programas pesados instalados sem utilidade, arquivos e registros do sistema que se acumulam como lixo são alguns dos motivos que tornam um computador lento. Portanto, mesmo sendo velho, um PC pode voltar a ter um bom desempenho e até voltar àquela agilidade do primeiro dia de uso. Para isso, o usuário precisa fazer uma boa faxina virtual e alguns ajustes no seu bom e velho PC de tempos em tempos.
O Tecno reúne algumas dicas para revitalizar o seu computador "cansado". A primeira delas é remover e desabilitar os programas indesejados que são inicializados junto com o sistema. Esse tipo de software torna mais demorada a inicialização do sistema e consome memória RAM do computador - fazendo com que o usuário gaste seus preciosos minutos à frente da tela esperando que o PC fique pronto para ser utilizado. Para identificar e eliminar essa inicialização automática e programas no Windows 8, basta clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas que fica no rodapé da área de trabalho. Selecionando a opção "Gerenciamento de tarefas" e em seguida "Mais detalhes", é possível ver os programas ativos e seus percentuais de uso do processador (CPU), da memória, do disco e da rede. Na aba "Inicializar", o usuário pode desabilitar os programas que não deseja que sejam carregados automaticamente toda vez que o computador é ligado.
Análise de impacto
Este gerenciador informa até mesmo o nível de impacto (alto, médio ou baixo) de cada programa na inicialização do sistema. Em computadores com versões do Windows anteriores à versão 8, o usuário pode contar ainda com o programa gratuito CCleaner para fazer esse mesmo tipo de ajuste.
Um outro ajuste necessário é a eliminação de velhos arquivos que o sistema não utiliza mais. Esses arquivos ocupam espaço e podem fazer com que o computador perca tempo de processamento e se torna mais lento. A limpeza dos arquivos do sistema pode ser feita com a ferramenta que o próprio Windows oferece para este fim. Ela pode ser acessada no Painel de Controle, na seção "Sistema e Segurança", onde se vê "Ferramentas Administrativas" e a opção "Liberar espaço em disco".
Ao clicar nessa opção, uma janela apresenta um resumo dos vários arquivos que podem ser deletados para liberar espaço extra no disco. Ele permite apagar não somente os arquivos desnecessários do sistema como os arquivos temporários da internet que se acumulam no disco.
Outra medida que torna o PC mais leve é a desfragmentação periódica do disco rígido. Nas versões mais recentes do Windows, o sistema cuida de fazer isso automaticamente, atuando em segundo plano, enquanto o usuário realiza outras atividades com o computador ligado. Mas, se o usuário desejar checar como está a desfragmentação de seu disco, pode acessar na mesma seção "Ferramentas Administrativas" do Painel de Controle a opção "Desfragmentar e otimizar suas unidades". A própria ferramenta vai indicar se você precisa ou não realizar o procedimento. Uma vantagem do Windows 8 é a possibilidade de desfragmentar também os discos SSD (de estado sólido), as memórias flash que muito se usa hoje em dia nos equipamentos móveis mais modernos e que são mais rápidas do que os discos rígidos tradicionais.
Troca de sistema
Manter o sistema operacional protegido de vírus, programas maliciosos e adware (programas que trazem propaganda indesejada) é também um item na receita para se ter um computador rodando de forma leve e suave, sem interrupções. Para isso, o usuário sempre tem de contar com um bom pacote de segurança. No caso de computadores antigos e repletos de programas maliciosos, pode-se considerar reinstalar o sistema operacional.
Quanto mais recente a versão do sistema que puder rodar no PC melhor, já que sistemas mais recentes estão sempre recebendo atualizações que beneficiam o funcionamento da máquina.
Se o PC tiver uma configuração um tanto ultrapassada, há ainda a possibilidade de ele ganhar nova vida com a instalação de uma versão de algum sistema operacional baseado no Linux, como o Ubuntu. Essas versões (chamadas de "distribuições") geralmente podem ser obtidas gratuitamente e exige menos da máquina. Assim, é possível otimizar o desempenho até mesmo em computadores mais antigos.
Feito o trabalho de recuperação do bom desempenho da máquina, o usuário agora deve então zelar pela boa manutenção do sistema, procurando instalar somente programas que terão utilidade. É clicando em qualquer opção que se apresenta na tela que muitos usuários acabam instalando vírus e programas adware indesejáveis, como aquelas irritantes barras adicionais que aparecem no navegador e deixam o PC mais lento.
Dicas
Desabilite os programas que são inicializados automaticamente junto com a inicialização do sistema operacional.
Limpe o conteúdo do disco rígido apagando arquivos temporários de internet, downloads antigos e arquivos de programas que não são mais usados pelo sistema.
Mantenha o disco desfragmentado. No Windows 8.1, você pode configurar o sistema para que isso seja feito automaticamente. Em versões mais antigas do sistema, é recomendável fazer esse procedimento periodicamente.
Tenha um bom pacote de segurança instalado para evitar o acúmulo de programas maliciosos e adware.
Atualize o sistema para uma versão mais atual. Se a máquina não suportar, há versões baseadas em Linux que servem até para os PCs mais velhos.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário