O número de veículos financiados no País em março, entre novos e usados, caiu 14,4% em relação a igual mês do ano anterior, para 462 mil unidades, segundo dados divulgados pela Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Em relação a fevereiro a queda foi de 8%.
Do total de veículos financiados, 76,5% se referem a autos leves. Ao todo, as concessões de crédito somaram R$ 11,8 bilhões no período, queda de 17% em comparação com o mesmo mês de 2013 e de 8,5% em relação a março.
Trimestre
No primeiro trimestre do ano foram financiados 1,525 milhão de veículos, queda de 3%. Desse total 744 mil são novos e 781 mil, usados. Entre as modalidades de financiamento no ano, 1,264 milhão foi realizado via CDC, 211 mil, por consórcio, 21 mil, por leasing. Levando em consideração apenas o mês passado, 377 mil foram CDC e 70 mil via consórcio.
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel), Everton Fernandes, o financiamento de veículos usados também caiu no Ceará em março. Entretanto, ressalta, a queda já era esperada, uma vez que o mês foi "mais curto" do que março de 2013. "Nós tivemos o carnaval e outros dois feriados na semana", ressalta, referindo-se aos feriados dos dias 19, que caiu numa quarta-feira, e 25, numa terça-feira.
Conforme Fernandes, as vendas de seminovos cresceram neste ano, frente a 2013, e a expectativa do segmento é crescer acima de 7% em 2014 frente ao ano passado. Ele acrescenta que os carros usados têm se tornado mais atrativos para os consumidores, sobretudo por conta do fim de benefícios fiscais concedidos pelo governo ao setor.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário