domingo, 30 de março de 2014

Na China, Conca quase comeu cobra e lavou uniforme de treino em casa

Conca conversou com o Esporte Espetacular (Foto: Reprodução TV Globo)
Ídolo do Fluminense, o meio-campo argentino Darío Conca está de volta ao clube das Laranjeiras depois de três anos jogando na China. Ele voltou mais falante e ávido por disputar partidas contra adversários mais fortes. Durante o papo com a reportagem do Esporte Espetacular, o craque tricolor mostrou sua nova casa, revelou a felicidade com o seu filho que já dá os primeiros chutes, afirmou ainda sonhar em defender a seleção argentina na Copa do Mundo e contou as aventuras que viveu na China.
Entre as diferenças culturais que os brasileiros enfrentam no Oriente, a alimentação muitas vezes é um ponto de choque. Conca dá risadas ao lembrar o dia em que estava na concentração do Guangzhou Evergrande e descobriu que o prato principal do almoço era cobra.
- Eu pensei que era mentira. Aí eu falei: o quê? Ele (colega de time) me mostrou e estava coberto, não dava para ver muito. Meu colega falou: come aí. Eu disse que não e perguntei para o tradutor se era isso mesmo, aí ele me disse: come que é cobra, aqui é muito caro. Eu falei: o quê? (risos) Tá louco... – lembra o argentino.Quando o meio-campo chegou à China, o Guangzhou acabara de ser comprado pela empresa Evergrande, uma das maiores construtoras da China, que resolveu injetar dinheiro no clube. Mas a infra-estrutura do clube ainda não estava totalmente ajustada ao futebol profissional. Conca descobriu isso logo depois do primeiro treino, quando disseram a ele que precisava levar seu material de treino para lavar em casa.
- Cheguei lá no primeiro dia do treino e me deram uma caixa cheia de roupa. Pensei que era para a concentração, mas era para o treino. Quando acabou o treino fui devolver a roupa e me disseram que não. Eu perguntei para ele assim: onde toma banho? Não tinha vestiário! Onde tomo banho? E tenho que te devolver a roupa... Ele falou: não, não... Você toma banho em casa. Cada um tem que tomar banho em casa e tem que levar a roupa para lavar em casa... Tudo que você tem nessa caixa é o que a gente vai usar durante o ano. Então, você leva toda essa caixa para casa e lava lá – explicou o jogador.Depois, esse problema foi sanado, só que outra questão permaneceu um mistério para Conca. Sem falar uma palavra de mandarim ou cantonês, limitando-se a alguma poucas palavras, ele ficava sempre colado a seu tradutor e às vezes sofria dentro de campo tentando entender o que seus companheiros estavam dizendo.    
- Eles ficavam falando, gritando um para o outro se dando força. Chegavam, tentavam falar e eu não conseguia entender nada. É estranho e muito diferente. Umas vezes o jogo parava e você não sabe por que, falava com o capitão e não conseguia explicar – conta o craque.  
Agora tudo isso ficou para trás. De volta ao Brasil, Conca curte a felicidade do seu sucesso, a casa espaçosa e o conforto que o suor de seu trabalho pôde proporcionar à sua família.
 - Meu pai é falecido há dez anos, ele era mecânico. Minha infância foi difícil, somos quatro irmãos, a casa era bem pequena. Tinha um quarto para seis pessoas. Meu pai dormia com minha mãe. Na outra cama, eu dormia com meu irmão mais velho. Em cima dormiam os outros dois irmãos. Era uma casa de madeira bem pequenininha. Era um quarto e depois tinha uma cozinha. Hoje eu posso curtir um pouquinho da piscina na casa, tenho churrasqueira também. Algumas vezes eu não consigo acreditar, fecho os olhos e penso que tenho que agradecer muito a Deus. Na situação que eu estava e hoje mudou tanto minha vida, sou agradecido por tudo - recorda ele. Uma das maiores alegrias do argentino atende hoje pelo nome de Benjamim, seu filho com a brasileira Paula. O pequeno já adora chutar uma bola e, quem sabe, pode ser mais um Conca a brilhar nos gramados.    
- O Benjamim nasceu em 2011 e é pé quente. Lá na China, a tradutora falava a mesma coisa. Ele trouxe muita sorte e adora ficar jogando bola o dia todo, acorda e já me chama para chutar, antes de dormir fica chutando mais um pouquinho também, já é viciado. A professora fala que na escola só quer chutar bola e jogar futebol.    
Hoje contra o Vasco, o Fluminense briga por uma vaga na final do Campeonato Carioca. Será um jogos disputado, e Conca revela que, além das belezas da cidade do Rio de Janeiro, a disputa com adversários difíceis é uma coisa que sentiu falta quando estava na China.  
 - Lá senti muita falta de você saber que do outro lado vai ter um time que vai te atacar, que vai ser difícil driblar um jogador, tirar a bola de alguém. Lá na China, nosso time era bem superior ao resto. Aqui é bem diferente. Eu sentia muita falta dessa pressão pelo resultado, do Maracanã lotado.  E também da praia. Por Guanghzou ser uma cidade com muita poluição, é difícil você ver o sol. Todo dia eu acordava para ver se eu podia ver o sol e era um pouco complicado. Aqui algumas vezes a gente não dá valor, só que lá longe você começa a dar valor a muitas coisas – ensina o argentino.  
Conca já é um argentino bastante carioca. Mais comunicativo, já fala português sem muitas dificuldades. E até poderia atuar pela seleção brasileira, já que jogou apenas pelas categorias de base com a camisa argentina. Mesmo sem nunca ter disputado uma partida com a camisa do time principal argentino, ele ainda sonha com uma chance, quem sabe na Copa.  
 - Sou 51% argentino e 49% brasileiro (risos). Fico triste por não ter defendido a seleção do meu país, eu esperava um dia ter a oportunidade e não aconteceu, os treinadores devem ter suas razões. Acho que qualquer jogador quer defender a seleção do seu país e comigo não é diferente. Uma mínima chance eu esperava, mas não aconteceu. Ainda tenho esperança de defender a Argentina na Copa, eu sei que é bem menor do que antes, mas eu não posso perder a esperança.A mágoa por nunca ter recebido uma chance não diminui a torcida pela Argentina e a admiração pelo ídolo Lionel Messi.    
- Messi é o melhor da história. Eu falo para todo mundo, eu fico feliz de ter a oportunidade de ver o Messi jogar em seu melhor momento. Eu não vi o Pelé, o Maradona eu vi, mas não lembro do melhor momento dele. Então, de todos que eu vi, para mim, o Messi é o melhor. Na Copa, a Argentina tem grande chance e, hoje, tendo o Messi, a chance aumenta, sem dúvida – finaliza ele.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança