quinta-feira, 13 de março de 2014

66,2% dos consumidores fortalezenses estão endividados

 
As dívidas no cartão de crédito impulsionada pelas compras dos itens de alimentação continuam como o principal motivo do endividamento dos fortalezenses. A Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), deste mês de março apontou que 66,2% dos consumidores da capital cearense possuem dívidas, destes 77,8% dos entrevistados contam com dívidas no cartão de crédito, sendo 48,2% de gastos com alimentação. 
O economista Alex Araújo explica que o resultado não é específico deste mês, e sim uma tendência já observada  em outros meses. "Esse resultado do peso da alimentação não é específico do mês de março, em outros meses os itens de alimentação também apresentam liderança. Isso vem de um hábito nosso de utilizar o cartão de crédito para as compras no supermercado e como a nossa renda é muito baixa, faz com que ele apareça como o principal item". 
O consumidor também usou o crédito para gastos em artigos de vestuário (39,7%); eletroeletrônicos (33,7%) e realização de despesas de educação e saúde (29,4%).
Apesar de as despesas com alimentação continuarem representando os principais gastos na Capital, o economista acredita que o endividamento deste mês de março foi liderado pelas compras nas liquidações de eletroeletrônicos no início do ano aliado a concentração de pagamento dos impostos anuais. "Foi dado o calendário de liquidações de janeiro, fevereiro e março e a concentração de impostos".
A principal justificativa para que os consumidores atrasem suas contas é o desequilíbrio financeiro, a diferença entre a renda e os gastos correntes. O caso foi citado por 53,5% dos consumidores. Já o segundo motivo é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 30,7%, seguindo pela contestação da dívida, com 12,6% de citação.
Proporção de consumidores com dívidas
A taxa percentual de endividamento deste mês foi a mesma verificada que ano mês de fevereiro, mas a proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso teve aumento de 2,4 pontos percentuais, passando de 15,2% em fevereiro, para 17,6% em março. O tempo médio de atraso permaneceu estável em 61 dias. O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.257 e prazo médio de sete meses, comprometendo 28,6% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.
O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo masculino (5,8%), com idade superior a 35 anos (6,7%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (6,0%). 
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança