sábado, 22 de fevereiro de 2014

Review D-Link Pocket Cloud Router DIR-506L

Roteador portátil também serve como repetidor e hotspot (Foto: Anna Kellen/TechTudo)
Quando não é possível ter uma conexão de Internet própria em locais públicos, sempre dá para pegar empestado, não é mesmo? E se você puder compartilhar com os amigos, fica melhor ainda. Essa é a proposta do D-Link Pocket Cloud Router DIR-506L, um roteador versátil e portátil, que permite criar uma rede a partir de outras e sem precisar de tomada. Ele oferece todos os recursos de um roteador, access point, repetidor e unidade de armazenamento em rede.
O DIR-506 é um aparelho bastante portátil, do tamanho de um smartphone e, por isso, cabe na palma da mão. Por conta desse tamanho, ele pode facilmente ser carregado dentro de qualquer bolsa pequena sem ocupar muito espaço ou alterar o formato da mesma. Seu formato lembra muito um pequeno HD externo (dos bem pequenos mesmo), o que esconde todo o potencial do aparelho. 
Por se localizarem nas laterais, todas as entradas e botões do aparelho são bem discretos. Na lateral superior ele possui uma entrada USB (para compartilhamento de arquivos) que é acompanhada de um pequeno furo (Reset), que serve para colocar o aparelho com as configurações de fábrica. Ao lado dos dois fica o botão “WPS” e na lateral seguinte, encontra-se a entrada Ethernet, a chave de ligar/desligar e uma porta mini-USB para energizar o dispositivo ou recarregar a bateria.
O DIR-506L possui uma pequena e discreta haste que pode ser girada para servir como um apoio extra para mantê-lo em pé. Apesar de ser possível deixar o aparelho em pé apenas colocando-o sobre suas laterais ou deitado, esse recurso dá mais firmeza ao aparelho, principalmente porque ele desliza muito fácil em uma mesa quando fica nessa última posição.

Instalação

A instalação do DIR-506L depende muito de como ele será utilizado, mas basicamente se resume a colocar a bateria no aparelho (caso a mesma ainda não esteja dentro), mover a chave que fica na lateral para “On” e aguardar ele iniciar. Depois de alguns segundos, ele estará pronto para ser configurado. Antes de qualquer configuração lógica é preciso preparar o aparelho fisicamente de acordo com a funcionalidade a ser usada: Se for usá-lo como um roteador ligado a uma rede cabeada, basta ligar o modem ou cabo dessa rede na entrada Ethernet do aparelho. Mas se for usá-lo como um hotspot Wi-Fi, conecte ele ao ponto de acesso. 
dir-506l-8 (Foto: dir-506l-8)
A configuração do aparelho, pode ser feita pelo modo tradicional, usando um navegador no computador ou através do aplicativo D-Link QRS Mobile, disponível para Android e iOS, sendo esse último método o mais recomendável. Em ambos os casos, é  necessário estar conectado na rede sem fio padrão do aparelho. As informações necessárias para fazer isso estão disponíveis no manual do usuário no item “Como se conectar ao DIR-506L usando a rede sem fio”.
As duas opções de configuração são boas e bastante práticas, entretanto, cada uma é voltada para um tipo de usuário: a configuração via navegador para usuários mais avançados e a pelo aplicativo para usuários com pouco conhecimento de redes. Porém, na prática, a configuração pelo aplicativo não é tão simples, mas ainda assim, é bem mais fácil do que usando o navegador.  

Funcionalidades

O D-Link Pocket Cloud Router DIR-506L é um “tudo em um”. Ele pode ser usado como roteador, onde além de prover acesso a uma rede com ou sem Internet, ele serve para ocultar os computadores que estão atrás dele, possibilitando que várias máquinas possam acessar usando apenas uma entrada na rede. O aparelho também pode atuar como um ponto de acesso secundário, como um repetidor, para ampliar o alcance de uma rede. Também merece destaque a funcionalidade fornecida pelo botão WPS, que caso o equipamento a ser conectado tenha suporte, permite conectar na rede do DIR-506L com um simples pressionar desse mesmo botão. Isso funciona muito bem em aparelhos com Windows 8 que suportam a característica: basta tentar conectar pelo sistema na rede e em seguida pressionar o botão WPS do roteador que todo o resto é feito automaticamente.Além de suas tradicionais funcionalidades, o aparelho também pode se transformar em uma unidade de armazenamento em rede e isso pode ser feito de uma forma bem simples: plugando um pendrive em sua porta USB. O acesso aos documentos disponíveis na mídia que está conectada ao DIR-506L pode ser feito a partir de um smartphone ou tablet, utilizando o app SharePort Mobile, que possui versões para dispositivos com Android e iOS. Já para acessar o conteúdo do pen drive pelo PC, é preciso usar o navegador e colocar o endereço do DIR-506L, seguido do número da porta indicada no manual.

Desempenho

Por ser um modelo compacto e usar uma antena interna, o alcance do DIR-506L é pequeno. Nos testes executados com poucos obstáculos, o sinal do dispositivo diminuía bastante, porém, ainda era possível acessar stream de vídeos com qualidade com algumas oscilações. No entanto, como o aparelho é focado em mobilidade, a questão da distância tem um peso bem menor na avaliação do seu desempenho. Pelo mesmo motivo, este aparelho não oferece a confiabilidade dos roteadores convencionais, e, portanto, não deve ser usado em atividades em que a conexão não possa ter oscilações. 
Bateria entrega boa autonomia para uso longe da tomada (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

O melhor desempenho dele foi no acesso através do aplicativo, onde mostrou-se bastante rápido. Já o acesso via navegadores tem seus problemas: em alguns casos ele simplesmente não funciona direito e, aparentemente, o problema está nas limitações dos mesmos frente a quantidade recursos exigidos. 
O DIR-506L vem com uma bateria interna que promete cinco horas de autonomia, o que ele conseguiu cumprir nos testes. Porém, quando a carga do aparelho começa a chegar ao seu nível mínimo, é acionada uma luz vermelha indicando a pouca energia, e a conexão se torna um pouco instável, comprometendo seu desempenho. 

Custo-beneficio 

Custando em média cerca de R$ 200, o aparelho vale a pena, principalmente por causa do seu perfil focado em mobilidade. O que o torna mais interessante ainda é o fato dele caber em qualquer bolsa, mochila, ou até mesmo um bolso, mais a simplicidade de sua configuração e a variedade de usos que ele oferece a usuários que vivem constantemente em trânsito. 
Um dispositivo pequeno e com preço acessível para o que oferece: roteador wireless; repetidor e hotspot (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Ainda que não tenha o desempenho de um grande roteador, o DIR-506L é um opção interessante porque em caso de falta de energia (que derrubam até bons no-breaks), ele continuará funcionando por conta de suas particularidades. Isso o torna muito útil em algumas aplicações em que parar não é uma opção.
O DIR-506L é um roteador com múltiplas funções para quem vive sempre em movimento, mas não quer correr o risco de ficar desplugado. O aparelho é simples, compacto, fácil de instalar e usar e tem uma boa autonomia, podendo ficar por horas sem carregar. Além disso, ele é voltado para usuários com pouco conhecimento de redes e atende bem as necessidades de pessoas que precisam de mobilidade, autonomia e facilidade de configuração. Só não espere alcançar grandes distâncias, pois esse não é o foco dele.
Tabela configurações D-Link Pocket Cloud 506L (Foto: TechTudo/Arte)



Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança