sábado, 28 de dezembro de 2013
Chuva no Sudeste impulsiona nível de usinas nordestinas
As fortes chuvas que castigam parte da Região Sudeste nas últimas semanas tiveram efeito positivo no nível dos reservatórios das hidrelétricas do Nordeste. De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as usinas da região operavam com uma capacidade de armazenamento de 31,1% ontem expansão de 9,1 pontos porcentuais em relação ao patamar de 22% apurado em 26 de novembro.Os números do Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO) mostram que, em um mês, o volume de água armazenado nos reservatórios da Bacia do São Francisco, a principal do Nordeste, subiu 8,3 pontos porcentuais, de 21,3% para 29,6%. Na Bacia do Parnaíba, a evolução nesse período foi de 2,2 pontos, de 39,8% para 42%.
No fim de novembro, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, havia reconhecido que a situação do Nordeste preocupava. Tanto que, na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada no início de dezembro, o ONS recomendou ao governo que fosse mantido o alto nível de intercâmbio de energia para a região com o objetivo de tentar evitar a redução no nível dos reservatórios das hidrelétricas.
O volume de água armazenado nos reservatórios da região neste momento se aproxima do nível de 2012. Em 26 de dezembro de 2012, as hidrelétricas operavam com capacidade de 33,1%, porém a tendência era declinante. O ONS já previa a hipótese de recuperação dos reservatórios do Nordeste desde o fim do mês passado por causa das chuvas nas cabeceiras de rios da Bacia do São Francisco.
Sudeste
O IPDO também mostra uma evolução positiva no volume de água estocado nos reservatórios das usinas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que representa 70% da capacidade de armazenamento do sistema elétrico. Na comparação entre esta quinta-feira e 26 de novembro, os reservatórios tiveram ligeira alta de 1,3 ponto porcentual, passando de 41,5% para 42,8%. Em relação à quarta-feira, 25, a evolução foi de 0,1 ponto porcentual. No Sul, em contrapartida, o nível dos reservatórios caiu entre 26 de novembro e esta quinta, passando de 75,6% para 60%. Nas hidrelétricas do Norte, o volume de água armazenado subiu 6,9 pontos porcentuais no mesmo período, passando de 33,6% para 40,5%.
A melhora nos reservatórios nos dois principais subsistemas do País teve impacto positivo no chamado preço de liquidação das diferenças (PLD), referência para o preço da energia negociada no curto prazo. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) anunciou que o PLD caiu 15% em todas as regiões do País, cujo preço passou dos atuais R$ 294,31/MWh para R$ 249,92/MWh para o período de 28 de dezembro de 2013 a 3 de janeiro de 2014
O ONS ainda afirmou no IPDO que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste exportou 2,866 mil MW médios de energia ontem, sendo 1,286 mil MW médios ao Nordeste e 1,580 mil MW médios para o Sul. Além disso, a região Norte exportou 1,650 mil MW médios para o Nordeste, que importou 2,936 mil MW médios no total. Isso tem auxiliado na recuperação do nível dos reservatórios da região.
NÚMEROS
9,1 pontos percentuais foi quanto a capacidade de armazenamento aumentou nas usinas do Nordeste, desde novembro.
8,3 pontos percentuais foi quanto subiu o volume de água armazenado nos reservatórios da Bacia do São Francisco.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário