As chuvas de verão, mais intensas do que em outras épocas do ano, costumam trazer transtornos para os assinantes de TV via satélite. Afinal, não são raras as reclamações de interferências, congelamento de imagens e até mesmo interrupção total do serviço. O TechTudo preparou este artigo para resolver o problema.
Chuva forte derruba o sinal?
Sim. Uma tempestade é capaz de interromper o serviço da sua TV, pois a transmissão via satélite utiliza frequências na mesma faixa das dos fornos micro-ondas, e que são absorvidas pela água. Sendo assim, quando chove pesado, a informação transmitida pelo satélite acaba absorvida pela água, enfraquecendo o sinal.As emissoras amplificam o sinal enviado para os satélites, através de uma operação chamada de uplink (parecido com o upload de um arquivo). Existem várias estações que realizam essa operação espalhadas em diversos lugares e, quando ocorre chuva forte, elas operam com maior potência para compensar a perda de sinal.O satélite recebe o sinal e, por meio de um decodificador, faz a transmissão em uma taxa de frequências diferente para nossas casas. Essa operação recebe o nome de downlink (uma analogia é realizar o download de um arquivo), e é aqui que ocorre a maior perda de sinal.
O que o usuário comum pode fazer para amenizar esse problema é comprar uma antena maior, aumentando a captação de frequências e evitando grandes perda de sinais. Outra opção é adquirir um produto que evita que a água se acumule na antena e diminua essa absorção em até certo grau. No entanto, durante uma tempestade, nem mesmo essas medidas conseguirão impedir interferências na sua TV, graças à intensa quantidade de chuva absorvendo as frequências transmitidas.
Outra opção para melhorar o sinal em dias chuvosos, seria entrar em contato com sua operadora de TV paga e verificar uma possível alteração de posição da antena em milímetros para os lados ou verticalmente. Mas essa alteração só pode ser realizada com conhecimento e suporte da empresa.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário