sexta-feira, 11 de outubro de 2013

STF condena deputado de MG,e ele não será punido

O deputado Jairo Ataíde (DEM-MG), na tribuna da Câmara em 2011 (Foto: Saulo Cruz/Ag.Câmara)
Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (10), por maioria (cinco votos a três), o deputado federal Jairo Ataíde (DEM-MG) a dois anos de prisão pelo crime de responsabilidade cometido quando o parlamentar era prefeito de Montes Claros, em 2000. O tribunal estabeleceu que houve prescrição da pena, ou seja, o parlamentar não será mais punido.A prescrição se configura quando, depois de determinada a pena, já transcorreu o prazo máximo para que o réu seja preso.
Segundo o Código Penal, na fase de julgamento do processo, em um crime com pena prevista de até dois anos de prisão, por exemplo, o réu não poderá ser punido depois de quatro anos do recebimento da denúncia. Ou seja, no caso de Jairo Ataíde, a abertura da ação penal foi em 2005. O crime está prescrito, portanto, desde 2009.
O Ministério Público ainda pode recorrer para pedir uma pena maior.
O parlamentar foi acusado de "veicular, em horário nobre e em redes de televisão de abrangências local e estadual, propagandas de feitos e realizações de sua administração, com verbas públicas". Segundo o MP, os gastos indevidos somaram R$ 90 mil. "Houve patente promoção pessoal", afirmou a denúncia.
O advogado Castelar Modesto Guimarães Neto, que defende o deputado, destacou no plenário do Supremo que as publicações tiveram o mero objetivo de informar a população. "Numa análise simples, fica demonstrado de forma clara que foram publicações impessoais de cunho informativo e sem característica de autopromoção."
O relator do processo, ministro Luiz Fux, considerou que ficou "nítida" a atuação "de cunho eleitoral" na propaganda da prefeitura. "O acusado agiu conscientemente conforme a denúncia", afirmou. Segundo o relator, durante as propagandas, o então deputado chegou a afirmar que estava cumprindo promessas de campanha. "Isso tem endereço certo", completou Fux.
Além de Fux, foram favoráveis à condenação os ministros Rosa Weber, revisora do processo, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Votaram por absolver o deputado Teori Zavascki, Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes.omente os cinco ministros que condenaram votaram para a definição do tamanho da pena. O relator propôs pena de 4 anos e 4 meses, que não estaria prescrita e que seria cumprida no regime semiaberto, quando é possível deixar o presídio de dia para trabalhar.
Barroso, no entanto, entendeu que a pena fixada deveria ser de 2 anos, o mínimo possível - o crime prevê punição de 2 a 12 anos. Toffoli e Lewandowski concordaram. "Entendo que as circustâncias do artigo 59 (que estabelecem agravantes) são favoráveis ao réu", disse Lewandowski, que presidiu a sessão em razão de viagem oficial do presidente, ministro Joaquim Barbosa.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança