Chegando hoje ao 16º dia, a greve dos bancários poderá tornar mais difícil o atendimento aos usuários cearenses. O Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE) divulgou ontem, em seu site, que os grevistas irão "fechar a Superintendência da Caixa (Econômica Federal) e, em busca de proposta decente, fecharão todos os autoatendimentos das unidades" da instituição financeira no Estado.A decisão dos bancários, afirma o diretor de imprensa do sindicato, Marcos Saraiva, foi tomada após a visita do presidente da Caixa, Jorge Hereda, a Fortaleza, na última quarta-feira. Conforme o diretor, Hereda se negou a receber uma comissão formada por integrantes do Seeb e da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), o que, para a categoria, foi "considerado como total desrespeito".
De acordo com Saraiva, os grevistas tentarão fechar os autoatendimento das cerca de 70 unidades da Caixa no Estado. Procurada pela reportagem para comentar a questão, a Caixa Econômica Federal não enviou resposta até o fechamento da edição.
Atendimento mínimo
Conforme o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, o órgão realizará uma reunião, na próxima quarta-feira, com o Seeb-CE e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para que seja assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A intenção, informa, é que seja garantido o atendimento mínimo aos usuários cearenses que têm buscado acesso aos serviços bancários.
Desde que começou a greve da categoria, afirma Valentim, o número de reclamações em relação ao atendimento dos bancos aumentou vertiginosamente. "O direito de greve tem que ser respeitado, mas isso não pode afetar o direito das pessoas de ter o atendimento bancário, de pagar suas contas, fazer o que precisam", destacou o coordenador geral do Procon.
Compensação de cheques
A Febraban informou ontem, através de sua assessoria de imprensa, que "lamenta os incômodos causados pela paralisação dos bancários e ressalta que está empenhando todos os esforços necessários para chegar a um acordo com as lideranças sindicais dos bancários". Sobre a compensação de cheques, a federação informou que o serviço está funcionando normalmente.
OAB quer serviços
A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) divulgou ontem que pedirá ao presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo Bezerra Marques, que sejam mantidos os serviços nas agências que atendem ao Poder Judiciário. A solicitação, informou a entidade, será enviada em ofício na manhã de hoje.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário