terça-feira, 10 de setembro de 2013

Petrobras descobre indícios de óleo em campo do RN


A Petrobras voltou a descobrir indícios de petróleo no campo do Canto do Amaro, em Mossoró – campo que, segundo relatório mais recente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tem o maior número de poços produtores do Brasil. O volume descoberto e a relevância para a produção global do estado, porém, ainda são incógnitas. Segundo a Petrobras, ainda serão realizados testes para avaliar a capacidade de produção. Caso os indícios se confirmem, o poço entrará em operação tão logo a companhia receba autorização da ANP. A Petrobras não informou quando entrará com o pedido junto a agência.
Esclareceu, porém, que se trata de uma descoberta de caráter preliminar e que a campanha exploratória continua. “Com a continuidade das atividades exploratórias e análise dos dados coletados, é que será possível avaliar o volume de óleo e declarar ou não a comercialidade da descoberta”, explicou, em nota enviada , informou a estatal, através da assessoria de comunicação, “faz parte do esforço exploratório da Petrobras na Bacia Potiguar, que prevê a perfuração de poços em diversos campos distribuídos nos municípios onde a companhia atua”.

Os contratos de concessão de blocos exploratórios firmados com a ANP determinam que qualquer indício de petróleo, gás natural, dentro da área de concessão, seja notificado à ANP, em caráter exclusivo e por escrito, no prazo máximo de 72 horas, como ocorreu. A exigência, informou a estatal, “consta dos contratos-padrão da agência reguladora e é obrigação para todas as empresas concessionárias que operam no Brasil”. 
A Agência Nacional de Petróleo foi procurada, mas não comentou a relevância da descoberta para a produção do estado, que depois de registrar queda, voltou a ficar estável - hoje, o estado produz cerca de 70 mil barris por dia.
A agência só divulgou o bloco onde foi feita a descoberta, o poço e a localização do poço. As demais informações, acrescentou a agência, deveriam ser fornecidas pela Petrobras, operadora do campo.
Produção
Segundo a ANP, o campo do Canto do Amaro tem 1.108 poços de um total de 9.050 poços no Brasil, entre marítimos e terrestres. A Petrobras inaugurou em julho a ampliação do sistema de injeção de água no campo, aumentando assim o fator de recuperação do óleo e revertendo o declínio da produção. A Petrobras já investiu, desde 2007, US$ 774 milhões nesse projeto. 
O Rio Grande do Norte produziu 58,8 mil barris de petróleo por dia em julho deste ano, segundo relatório mais recente da ANP. O RN foi o terceiro que mais produziu numa lista que incluiu outros nove estados brasileiros. Ficou atrás, em termos de produção, apenas do Rio de Janeiro (1.41 milhão), do Espírito Santo (298 mil) e de São Paulo (77,3 mil barris por dia), e chegou a produzir até sete vezes mais do que o Ceará, último colocado do ranking (8 mil barris/dia). 

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança