segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Inflação deve ser desafio até 2015


A alta da inflação continuará a ser um desafio para o Banco Central até 2015, primeiro ano do próximo governo. A instituição projeta que o IPCA seguirá acima do centro da meta de 4,5% até o segundo trimestre daquele ano. A informação constou pela primeira vez de uma ata do Comitê de Política Monetária (Copom). A ata foi divulgada na última quinta-feira (5).O documento detalha os motivos que levaram o colegiado a aumentar a Selic para 9% ao ano na semana passada e sinaliza que continuará a subir os juros, diante da piora nas suas próprias previsões de inflação.
A ata traz também mudança importante em relação à avaliação sobre a condução da política fiscal e cita a necessidade de fortalecer a confiança de empresas e famílias para garantir a aceleração da economia brasileira. A avaliação do comitê, no entanto, é de que o ritmo de alta dos juros praticado até o momento tem sido “apropriado”, o que abre portas para expectativas de novas elevações de 0,5 ponto porcentual da taxa básica de juros.
Em meio à tendência de alta do dólar, o BC repetiu que o repasse dessa elevação para a inflação pode e deve ser limitado pela política monetária. Mesmo assim, a perspectiva do Copom é de avanço dos preços neste e no próximo ano, com todas as previsões também acima do centro da meta de 4,5%.
Ainda sobre esse tema, a ata destacou que o aumento dos índices ao consumidor nos últimos doze meses contribui para que a inflação mostre resistência. Apesar de citar uma menor dispersão dessas elevações, o documento voltou a mostrar preocupação em relação à piora da percepção dos agentes econômicos sobre a dinâmica dos preços. É preciso, de acordo com o BC, que esse processo seja revertido o mais rápido possível.
Neutralidade
Numa ata marcada pela repetição de vários trechos da ata de julho. Houve mudanças relevantes em apenas quatro dos 15 parágrafos principais. Além da resistência inflacionária, um dos temas mais relevantes entre os alterados é o da avaliação da política fiscal.
Foram retiradas as menções de que a condução dessa política é expansionista e o BC diz agora que foram criadas condições para que o setor público caminhe em direção a uma zona de neutralidade, o que pode indicar a concretização desse “deslocamento” apenas em 2014. O tema era motivo de tensão com o Ministério da Fazenda e a mudança se dá após o anúncio de um corte adicional de R$ 10 bilhões do Orçamento e do projeto orçamentário para o próximo ano.
Analistas do mercado financeiro interpretaram essa nova visão do BC de formas bem distintas. Para o economista-chefe do Itaú-Unibanco, Ilan Goldfajn, por exemplo, a mudança do Copom pode indicar que uma alta adicional de juros para equilibrar as pressões inflacionárias não é muito grande. Já para o codiretor de pesquisas para América Latina do Banco Barclays, Marcelo Salomon, o BC espera que a política fiscal exerça seu papel para conter a inflação. “Contudo, caso isso não ocorra, isso poderia gerar um movimento de alta de juros mais prolongado.”
A ata frustrou o mercado ao não trazer uma nova perspectiva para o aumento dos preços da gasolina. Foi mantida a projeção de reajuste de 5% para 2013. 

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança