A inflação medida pelo IPCA deve fechar em 5,82% neste ano, segundo economistas consultados pelo Boletim Focus, do Banco Central. O governo, segundo reportagem publicada na Folha de São Paulo, tem defendido que a inflação deste ano ficará abaixo da do ano passado (5,84%).
“As escolas ainda estão elaborando as planilhas de custos. Vamos começar a formatar as planilhas e divulgar o índice de reajuste médio em outubro”, afirmou Marinho. O cálculo, segundo ele, considerará, além das despesas e investimentos das escolas, o reajuste no salário dos professores, e índices como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e a própria inflação.
Pesquisa
O Procon Natal confirmou que realizará uma pesquisa para investigar o percentual de reajuste aplicado e coibir possível abusos. O cronograma ainda será definido, mas o diretor técnico, Pedro Henrique Saboya, acredita que o levantamento será realizado entre novembro e dezembro, e os resultados divulgados ainda no final deste ano.
Em 2012, o Procon chegou a questionar os reajustes praticados por algumas escolas em Natal. Na época, todas as escolas privadas que reajustaram as mensalidades em mais de 10% para o ano letivo 2013 tiveram que se explicar. Boa parte das escolas aplicou, no ano passado, um reajuste muito superior a inflação (5,96%, segundo o IBGE).
O diretor técnico do Procon Natal, Pedro Henrique, recomenda aos pais ou responsáveis que pesquisem os preços praticados, antes de matricularem as crianças ou adolescentes, e que peçam desconto, principalmente se matricularem mais de uma criança ou tiverem estudado na mesma escola. Ele orienta que os pais que se sentirem ‘lesados’ diante do reajuste praticado pela escola procurem o Procon.
“O órgão procurará a escola denunciada e buscará uma conciliação, mas também poderá firmar Termos de Ajustamento de Conduta (Tac), se ficar constatado que várias delas reajustaram o preço acima do permitido”, disse.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário