quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Corpo de Dominguinhos vai para Garanhuns

 
Agora é definitivo. Após embate jurídico entre Mauro Moraes, filho do primeiro casamento, e a ex-mulher Guadalupe Mendonça, terceira esposa de Dominguinhos, de quem o cantor e compositor pernambucano estava separado há quase duas décadas, o corpo do principal herdeiro de Luiz Gonzaga será sepultado em Garanhuns (PE), cidade onde nasceu e iniciou carreira. Dominguinhos (1941-2013), que lutava há seis anos contra um câncer, foi enterrado no dia 25 de julho em Paulista, Grande Recife.

A sentença do Tribunal de Justiça de Pernambuco autorizando a transferência do corpo saiu no dia 29 de agosto, e atendeu o pedido do filho Mauro, que insistia que o desejo do pai era ser enterrado em Garanhuns. O corpo do artista será exumado e transferido para Garanhuns nesta quinta-feira (26) e a cerimônia será acompanhada pela Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro, de Nísia Floresta. “Conseguiram hoje (ontem) o alvará para a  transferência”, disse Marcos Lopes, amigo de Dominguinhos e produtor do Forró da Lua, onde o sanfoneiro fez seu penúltimo show no dia 1º de dezembro de 2012, em homenagem a Gonzagão, ao lado de Elba Ramalho.

Lopes embarca para Pernambuco na madrugada desta quinta, junto com os 23 jovens de 8 a 16 anos que compõem a Orquestra. Sob regência do maestro José Wiclif Gomes, de Areia Branca, o grupo irá interpretar o Hino Nacional e a música “Sanfona sentida”. O convite para tocar no enterro em Garanhuns partiu de Paulo Wanderley, que mora no Recife e é próximo da família Morais. “Paulo é pesquisador, louco pela música de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, e quando falei pra ele que tinha interesse em levar a orquestra ele articulou nossa participação. Dominguinhos doou uma sanfona para o Museu do Vaqueiro e isso incentivou muito as crianças”, informou Marcos Lopes, que conseguiu apoio para o transporte com a prefeitura de Nísia Floresta.

“É uma homenagem justa. Lembro que Dominguinhos sempre disse que gostaria de ser enterrado em Garanhuns, tanto que sempre se emocionava com ‘Triste Partida’ (Patativa do Assaré). Ele contava que quando comprou o disco de Luiz Gonzaga com essa música e deu para o pai, isso na década de setenta, o pai chorou bastante de saudade de Garanhuns”, reforça Lopes.

O cortejo até Garanhuns, segundo Marcos Lopes, sai do restaurante Arre Égua, no Recife, “um quartel general do forró pé de serra, onde todos se encontravam”.

Autor de sucessos como “Abri a porta”, “De volta pro meu aconchego”, “Eu só quero um xodó” e “Gostoso demais”, José Domingos de Moraes foi internado em 16 de dezembro do ano passado – época que o filho Mauro e a ex-mulher Guadalupe começaram a disputa pela guarda dos bens e dos direitos autorais do artista. Dominguinhos faleceu aos 72 anos no dia 23 de julho deste ano, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança