sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Primeira etapa do Mais Médicos seleciona 1,7 mil
O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (1º) que 1.753 médicos com diplomas de universidades brasileiras foram selecionados para trabalhar em 626 municípios, na primeira rodada do processo seletivo do programa Mais Médicos. Do total, 51,3% devem atuar em cidades do interior e 48,6% nas periferias de capitais e nas regiões metropolitanas.
O número é baixo em comparação com a demanda por médicos nos municípios inscritos no programa. De acordo com o ministério, as 3.511 cidades cadastradas na primeira rodada do Mais Médicos pediram 15.460 profissionais. O resultado deve preencher só 11% do total de postos estipulados, deixando 13.707 deles ociosos.
A previsão do ministério é fazer novas rodadas de seleção ao longo do ano. "Estamos muito satisfeitos com esses profissionais que demonstraram interesse de atuar nas regiões mais carentes do Brasil, mas sabemos que ainda temos uma grande demanda para atender", disse o ministro Alexandre Padilha, em nota oficial.
"Nesta primeira seleção, focada nos brasileiros, ainda ficamos com um déficit”, afirmou Padilha.
Os médicos com registro válido no Brasil têm até este sábado (3), às 16h, para homologar a participação no programa e assinar um termo de compromisso confirmando o interesse no município indicado.
A lista final com médicos e municípios que participarão da primeira etapa do Mais Médicos vai ser divulgada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (5). O número de escolhidos, portanto, ainda pode mudar.
As novas rodadas de inscrição devem ocorrer com intervalos de 45 dias, de acordo com informações divulgadas anteriormente pelo Ministério da Saúde.
Estrangeiros
Da próxima terça-feira (6) até o dia 8 de agosto, médicos formados no exterior que finalizaram o cadastro no Mais Médicos vão poder escolher municípios com vagas que não foram ocupadas pelos brasileiros.
A lista das cidades que vão receber os estrangeiros deve ser divulgada no dia 9 de agosto, afirma o ministério. Já a próxima chamada de médicos e de municípios começa no dia 15 de agosto.
Os médicos selecionados, tanto brasileiros quanto estrangeiros, devem começar a trabalhar no Mais Médicos em setembro. Todos os estrangeiros serão avaliados e supervisionados por universidades federais, de acordo com a pasta.
Primeira opção
Dos 1.753 médicos brasileiros escolhidos, 74% foram direcionados para a cidade que era a primeira opção entre as seis que poderiam ser escolhidas, por ordem de prioridade. Outros 232 profissionais vão poder atuar na cidade que foi a segunda opção.
Ao todo, 2.379 médicos com diploma obtido no Brasil fizeram a escolha dos municípios para atuar pelo Mais Médicos. Desses, 507 não foram escolhidos nesta etapa por não haver vagas nas cidades que indicaram como suas preferências. Eles poderão ajustar as opções até segunda-feira (5), diz o ministério. Outros 119 descumpriram as regras do edital e só vão poder retornar no segundo mês de inscrição, de acordo com a pasta.
Bahia é o estado que mais deve receber médicos nesta primeira etapa do programa: 161 com diploma brasileiro foram selecionados. Em seguida estão Minas Gerais (159 médicos), São Paulo (141), Ceará (138), Goiás (117), Rio Grande do Sul (107) e Amazonas (73).
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTE LOGO!
PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AREIA BRANCA-RN
MINHA CIDADE -
SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1
Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
Ordem: 1.º Imperador do Brasil
Início do Império: 7 de Setembro de 1822
Término do Império: 1831
Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de
Janeiro, Brasil
Predecessor: nenhum
Sucessor: D. Pedro II
Ordem: 28.º Rei de Portugal
Início do Reinado: 10 de Março de 1826
Término do Reinado: 2 de Maio de 1826
Predecessor: D. João VI
Sucessor: D. Miguel I
Pai: D. João VI
Mãe: D. Carlota Joaquina
Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798
Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal
Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834
Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal
Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,
D. Amélia de Leutchenberg
Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),
Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)
Dinastia: Bragança
Nenhum comentário:
Postar um comentário