segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Internet pode prejudicar desempenho na redação


A redação, que costuma ser exigida em concursos para Nível Superior, está cada vez mais presente também nas seleções para Nível Médio. Para garantir uma boa nota, é preciso tomar cuidado com o uso frequente das redes sociais, que pode contaminar a escrita com certos vícios da internet, o que prejudica o resultado final.
Professora do site QConcursos.com, Verônica Ferreira afirma que saber escrever bem é importante até nas questões de outras disciplinas. “É por meio do texto que o candidato mostra o nível de leitura e conhecimento sobre diferentes assuntos”, avalia.Se bem utilizada, a internet pode ajudar os candidatos. O problema é quando a linguagem característica dos meios virtuais passa a ser incorporada na escrita. Autor do livro Textos e Testes, da Editora XYZ, José Tavares alerta: “Como escrever é uma prática, se nos acostumamos a escrever errado, não poderemos adquirir os rudimentos básicos da boa escrita”.
LEITURA É FUNDAMENTAL
Isso não significa que os candidatos devam abrir mão da linguagem usada na Internet, mas precisam conhecer a norma culta e saber quando usá-la. “O equilíbrio é a melhor solução e o domínio da norma culta também, pois se o candidato a domina pode escolher usá-la ou não. O importante é saber o que está fazendo”, explica Camila Faro, do Universo do Concurso Público.
Segundo José Tavares, a leitura é uma das formas mais eficazes de adquirir boa escrita. “Já que usamos muito a internet, podemos ler artigos, notícias e todo tipo de publicação veiculada na rede. O ideal é buscar sites de instituições renomadas, comprometidas com o seu público leitor e com o padrão culto da língua portuguesa”.
Alguns tipos de texto podem ajudar o candidato a compreender a proposta da redação nos concursos. “Artigos de opinião ajudam a perceber como se estrutura um texto dissertativo-argumentativo”, diz Verônica Ferreira.
DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO
TEMA
Para a auxiliar administrativo Adriana Rezende, 33 anos, candidata ao concurso para o Tribunal Regional de Trabalho, uma das maiores dificuldades da redação é com o tema. A professora Camila Faro ressalta que “a compreensão da proposta da redação e a capacidade de selecionar, organizar e defender argumentos é extremamente importante”.
ARGUMENTAÇÃO
Na maioria dos casos, o tipo de texto exigido é dissertativo-argumentativo. “Essa modalidade textual tem suas características específicas: não deve apenas enumerar fatos, mas exigem argumentos que comprovem aquela ideia”, explica o especialista José Tavares.
ELEMENTOS EXIGIDOS
Coesão e coerência, apresentação dos argumentos, título, tema, vocabulário, elementos de referenciação (anáfora, catáfora), e domínio da norma padrão da língua escrita são os aspectos mais avaliados nas redações. “Todos estes aspectos podem ser desenvolvidos a partir da prática de escrita”, incentiva a professora Verônica Ferreira.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança