segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Brasil pode ter 7 anos de baixo crescimento

 













O Brasil corre o risco de passar por um período de baixo crescimento por sete anos, com crescimento médio ao redor de 2%, caso as atuais condições macroeconômicas sejam mantidas até 2017. O alerta foi feito pelo professor da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Barry Eichengreen. "Mas isso não é inevitável, basta ver que o País cresceu 4% entre 2003 e 2010 e isso pode voltar a ocorrer depois do ano que vem", disse."Contudo, o investimento é muito baixo e precisaria subir bem mais, especialmente com poupança doméstica. Além disso, é importante também ter maior eficiência dos gastos públicos, sobretudo com educação, e ter um câmbio realista, nem sobrevalorizado nem depreciado", destacou Eichengreen.

O acadêmico ressaltou que países de renda média que registraram taxas elevadas de crescimento por um período de sete anos, sobretudo no Sudeste da Ásia, tiveram com um das molas propulsoras para tal desempenho um nível de investimentos médio de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) ao ano. "E o importante é crescer com o avanço da poupança interna. Como fazer isso é uma questão para o Brasil responder", disse.

Fraquezas

Eichengreen ressaltou que uma política monetária "mais frouxa" no País poderia ajudar, desde que a gestão das contas públicas fosse "apertada". De acordo com o economista, o que são fraquezas atuais do Brasil para crescer mais têm boas chances de serem alteradas para colocar o País num nível de expansão do nível de atividade bem mais expressivo nos próximos anos.

Segundo um estudo que ele realizou com dados de um grande grupo de países entre 1950 a 2010, essas economias saíram de um período de sete anos de forte expansão e registraram uma desaceleração, por outro período de sete anos, com crescimento de 2,7 a 3 pontos porcentuais menor, devido a algumas características: nível muito alto de investimentos (que se torna insustentável ao longo do tempo), moeda desvalorizada e dinâmica demográfica desfavorável.

No caso do Brasil, ele destacou, esses três elementos não são registrados. Por outro lado, esses fatores ocorrem hoje na China. Ele ponderou que o país asiático deve registrar crescimento médio de 6% a 7% nos próximos cinco anos. "Isso já está ocorrendo, devido a uma série de questões", destacou.

Uma delas é a mudança do modelo de crescimento, que está deixando de ser guiado pelas exportações e passa a ter um peso maior do consumo doméstico. Outro ponto é a perspectiva de desaceleração dos investimentos, dado que o nível ao redor de 45% do PIB é insustentável e deve ficar estável numa marca próximo a 35% no médio prazo.

Credibilidade

O economista reforçou ainda que para que o governo brasileiro retome a confiança dos agentes econômicos, deve "melhorar a gestão fiscal, e não controlar preços, especialmente os relacionados a energia". Para ele, a credibilidade dos empresários em relação ao Poder Executivo é estimulada quando há administração eficiente dos gastos públicos. "Também é importante ampliar a abertura comercial", acrescentou o economista. 

 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança