
A atividade econômica do país teve queda de 1,4% em maio deste ano, indicou nesta sexta-feira (12) o Banco Central. Foi o primeiro recuo do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) desde fevereiro deste ano, quando houve baixa de 0,41%, e a maior retração mensal desde dezembro de 2008 (-4,31%), segundo dados do BC.
O IBC-Br é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), por isso é considerado uma prévia do desse dado. A comparação foi feita pelo índice que tira a influência da variação sazonal.A queda no IBC-Br aconteceu um mês após o BC ter iniciado o ciclo de alta dos juros, com o objetivo de combater o crescimento da inflação. Em abril, a instituição subiu os juros básicos da economia de 7,25% para 7,5% ao ano, e em maio, a taxa avançou para 8% ao ano. Atualmente, já está em 8,5% ao ano após novo aumento realizado nesta semana.
No acumulado de janeiro a maio deste ano, de acordo com o Banco Central, o IBC-Br registrou crescimento de 3% sobre igual período de 2012. Neste caso, a comparação foi feita sem ajuste sazonal - considerada mais apropriada por economistas.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário