quinta-feira, 18 de julho de 2013

'Mais Médicos': 11.700 inscritos

 
Lançado na semana passada pela presidenta Dilma Rousseff para melhorar o atendimento na rede pública de saúde, como resposta aos protestos das ruas, o programa ‘Mais Médicos’ teve 11.700 inscritos, segundo balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. O projeto, criticado pelo sindicato da categoria, tem o objetivo de atrair médicos para locais no interior do país e para as periferias das grandes cidades.
Os selecionados vão receber uma bolsa federal de R$ 10 mil. Além de médicos brasileiros, que terão prioridade no preenchimento das vagas, também houve a inscrição de estrangeiros. A previsão é que até 18 de setembro todos os profissionais do ‘Mais Médicos’ estejam atuando no país. Os médicos estrangeiros e os brasileiros que se formaram no exterior não precisarão fazer a revalidação do diploma.
A medida provisória também institui a abertura de 11.447 vagas em faculdades de Medicina até 2017. A partir de 2015, aumenta em dois anos a grade curricular das faculdades públicas e particulares de medicina, com formação voltada à atenção básica (1º ano) e setores de urgência e emergência (2º ano).
Os médicos espanhóis, um dos grupos tratados pelo governo federal como prioritários entre os estrangeiros que devem atuar no Brasil, estão aptos a trabalhar no país, na avaliação de Fernando Rivas, dirigente responsável pela área de promoção de emprego da Organização Médica Colegial (OMC), órgão máximo de representação desses profissionais na Espanha.
No caso dos estrangeiros, será obrigatório que eles participem de um curso de três semanas, em uma universidade federal que tenha aderido ao programa. Eles terão as capacidades técnica e de comunicação avaliadas por professores. Sendo aprovado, serão inscritos no Conselho Regional de Medicina do estado em que vão trabalhar.
No dia 26, será publicada relação de vagas existentes nas cidades brasileiras.
Sindicato vai às ruas contra programa
Contrário ao programa, o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro promete continuar com manifestações pelo Brasil. Entidade fará audiência pública com parlamentares e distribuirá material didático nos consultórios para ser repassado às pessoas.
O presidente do sindicato, Jorge Darze, diz que as ações do programa são contrárias à legislação. “É uma medida para atender interesses do governo”, destacou. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse ontem que a contratação de estrangeiros não vai eliminar trabalhos de profissionais brasileiros. “A chamada nacional tem o objetivo de oferecer oportunidade de irem para o interior. Caso não existam médicos suficientes, chamaremos de outros países”, afirmou. 
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança