sábado, 20 de julho de 2013

Esperança para portadores de doenças crônicas respiratórias


Um pequeno aparelho traz grandes esperanças de dias melhores a pacientes com problemas respiratórios crônicos. É o marca-passo diafragmático, que após procedimento cirúrgico, substitui os aparelhos de CTIs convencionais, permitindo aos portadores da doença se locomover e ter vida praticamente normal.
No Rio, três pacientes — uma jovem e duas crianças — fizeram a cirurgia do novo marcapasso no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). E o melhor. Os marca-passos são distribuídos pelo Estado do Rio e o procedimento é coberto totalmente pelo Sistema Único de Saúde, SUS.
A cirurgia foi supervisionada pelo neurocirurgião Carlos Telles, professor-adjunto da Uerj e fundador da Sociedade de Neurocirurgia do Rio de Janeiro. Telles explica que o marcapasso implantado no paciente estimula o nervo frênico, estrutura localizada na medula cervical (pescoço) e que é responsável pela contração do diafragma (músculo que auxilia o processo de respiração).
Ele substitui o aparelho de respiração artificial, usado nas unidades de tratamento intensivo, UTIs, que deixa a pessoa limitada na cama. "É uma ferramenta que permite ao indivíduo ter uma vida normal, pois não permanece no leito, afirma o neurocirurgião. Segundo o especialista, o procedimento é inédito. O aparelho estava em fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento há 30 anos nos Estados Unidos.“Ele foi aprovado no final do ano passado. Em seguida, a Anvisa validou também. Nós fizemos a primeira cirurgia em maio”, contou.
O procedimento é indicado para pessoas que sofreram traumatismo na coluna cervical, meningite ou que tenham a Síndrome de Ondine e consequentemente perderam a capacidade de fazer o diafragma contrair-se e comandar a respiração.
“Se o paciente não for tetraplégico, pode ter uma vida normal. O processo é feito aos poucos, pois o diafragma está muito tempo parado e precisa de um período para acostumar-se e voltar a funcionar. Antes da cirurgia, ele permanecia 24 horas ligado ao respirador. Agora, fica uma parte do dia com o aparelho. Os resultados da operação foram bons, não houve rejeição”, destacou.
Quem precisar do marcapasso pode entrar em contato com o setor de neurocirurgia do hospital. Telefones 2868-8426 e 2868-8427.
Estado distribui aparelhos
Com o novo procedimento, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) tornou-se o pólo de acompanhamento e colocação de marcapassos diafragmáticos do estado. Os aparelhos têm sido fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde.
A partir disso, foi formada equipe multidisciplinar com profissionais da cirurgia torácica,neurocirurgia, anestesiologia, terapia intensiva de adultos e de crianças, fisioterapia respiratória, neurofisiologia, psicologia e serviço social.
“É um procedimento que exige a participação de diferentes especialidades, pois envolve métodos distintos. Como o fisioterapeuta respiratório, que vai ajudar no treino da respiração. O paciente está debilitado devido ao trauma e precisa desse suporte no início”, conclui o neurocirurgião Carlos Telles.
 Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança