segunda-feira, 8 de julho de 2013

Especialistas avaliam soluções

 
As recentes divulgações de vigilância eletrônica na web por parte dos Estados Unidos reacendeu os debates sobre a liberdade na internet. O tema esteve presente no Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), realizado em Porto Alegre na semana passada. No evento, o palestrante Luis Fernando Soeiro alertou para um "temporal´ que se aproxima frente à liberdade na internet.
Como alternativa, o especialista sugeriu ferramentas baseadas em compartilhamento e criptografia para o intercâmbio na web ou para casos de calamidades naturais onde não haja rede alguma. Entre as ferramentas está a "Retroshare", uma plataforma para PCs, privada e segura, que serve para comunicação e compartilhamento de arquivos.

Outra ferramenta é o "Projeto Serval", para celulares Android. Ela tem como proposta a comunicação sem depender da infraestrutura das operadoras. A ideia é criar uma rede móvel temporária com o próprio Wi-Fi do aparelho.

Também presente no Fisl, o ativista e consultor em inclusão digital João Caribé alertou que a rede social Facebook pode ser considerada um sistema de vigilância maior do que o próprio programa de espionagem dos EUA. "O Facebook supera o programa de vigilância dos EUA pois ele tem os seus dados, sabe onde você está, com quem se relaciona e tudo mais", afirma. Caribé exemplifica que, mesmo sem querer, o usuário ao integrar a agenda de contatos do celular com a rede social passa a fornecer os dados de amigos e familiares para a ferramenta. "Antes, diziam que era o Google que sabia mais sobre a gente, agora é o Google e o Facebook", completa.

Já o sociólogo Sérgio Amadeu considera que as operadoras de telefonia são, nesse momento, um dos maiores entraves para a liberdade na web. "Vocês ainda têm a opção de usar ou não o Google. Mas eu desafio navegarem na web sem dependeram das operadoras de telefonia", diz. Para ele, caso o Marco Civil da Internet não seja aprovado logo, as operadoras podem utilizar o tráfego de forma indevida, privilegiando dados de alguns grupos e bloqueando outros.

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança