sexta-feira, 14 de junho de 2013

Morre aos 83 anos Chico Elion compositor potiguar

 
Chico Elion "partiu. "Partiu mano, avisa a galera aí", disse o filho guitarrista Kiko Chagas. Autor de "Ranchinho de Paia", gravada por Luiz Gonzada, Elion tinha 83 anos e, de acordo com o filho, faleceu às 20h desta quinta-feira na Policlínica do Alecrim - onde estava internado há cerca de 15 dias devido problemas respiratórios. O velório será realizado no Centro de Velório São José, no Barro Vermelho, a partir das 5h. O enterro está marcado para às 16h no cemitério Morada da Paz em Emaús.Elion deixa oito filhos, sendo que cinco moram no Rio de Janeiro. Ele se tratava há anos de enfizema pulmonar. Quando ligou, Kiko Chagas, o mais velho entre os homens e o segundo na lista geral, estava acompanhado do irmão Daniel Nobre e esposa Ana Nobre, e da cunhada Paula Cristina. Kiko é filho da primeira esposa de Elion, a cantora Deia Ferreira, que mora em Natal. 

Em dezembro, durante sessão solene na Assembleia Legislativa, Chico Elion recebeu medalha de Mérito Cultural a partir de proposição do deputado Fernando Mineiro (PT).

Repercussão nas Rede Sociais

Mirabô Dantas, cantor e compositor: Mais uma estrela potiguar a brilhar no céu das canções.

Nara Costa, cantora: Grande admirador do meu trabalho, ele nunca perdia uma oportunidade para me dizer isso. Vá em paz meu amigo e grande artista Chico Elion. O "Ranchinho de Paia" está vazio e triste sem sua presença, mas Deus está muito alegre com sua chegada. SAUDADES!!!!!!

José de Castro, escritor: Ele se vai. Sua música fica. Paz e Luz, amigo.

Lysia Condé, cantora: Pesar na cena musical potiguar... Partiu Chico Elion...

João Galvão, cantor e compositor: Descanse em paz, mestre Elion.

Lene Macêdo: Cadê seu sorriso, seu canto de pássaro, um sonho que eu faço, cadê??? Chico Elion, todo meu e carinho sempre!!!!!!

Chico Elion possui um acervo de mais de 400 composições, cantadas por nomes de peso como Luiz Gonzaga e Flávio José. Fez sua estréia aos 18 anos (1948) na Rádio Nacional do Rio de Janeiro com a música "Lavadeira", de sua autoria. Em 1950 teve sua primeira composição gravada, "Moinho d'água", por Aldair Soares na CBS. Em 1955 teve o samba "Se eu fracassar" gravado por Rinaldo Calheiros. Entre 1960 e 1971 apresentou em diferentes rádios o programa "Varieté transa bacana", no qual recebeu importantes nomes da música brasileira. Em 1981 teve a música "Rancho de paia", registrada por Luiz Gonzaga no LP "A festa". Como compositor teve músicas gravadas entre outros por Trio Nordestino, Trio Irakitan e Trio Marayá.

Em 1995 lançou de forma independente o CD "Chico Elion e vozes amigas", seu primeiro trabalho solo. Em 2010, foi homenageado e teve sua música "Lembranças de um solovox" gravada no CD "Gerações", de seu filho Kiko Chagas. O disco consistiu em uma homagem, além dele, a outros dois compositores potiguares, os irmãos Manoel de Elias e Zé de Elias. No ano seguinte, foi novamente homenageado por seu filho, Kiko Chagas, no CD "Kiko Chagas canta Chico Elion". O disco trouxe apenas regravações de obras suas, sendo três delas em parceria com Kiko: “Meu brinquedo”, “A flor e o beija-flor” e “Bom brasileiro”.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança