sábado, 8 de junho de 2013

Médico de Lula nega retorno de câncer

 
Nas últimas semanas, rumores sobre o estado de saúde do ex-presidente Luiz Inácio da Silva ganharam diferentes versões. Segundo a mais difundida, Lula frequenta o Hospital Sírio-Libanês, discretamente e à noite, para se tratar de um câncer de pulmão. Desde a descoberta de um tumor na laringe, em 2011, variadas especulações têm ocupado políticos, médicos e jornalistas. Na semana passada, o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico de Lula, recebeu ÉPOCA para falar sobre a saúde do ex-presidente. Kalil telefonou para Lula, que estava no Equador, e, com a autorização dele, revelou detalhes sobre a possível origem da boataria.De acordo com Kalil, um exame de imagem identificou um gânglio aumentado no pescoço de Lula em dezembro do ano passado. Depois de analisar o caso, os médicos concluíram que o achado era resultado de uma faringite. “Qualquer pessoa que sofrer um processo infeccioso terá uma inflamação nos gânglios. Ele não era indício de câncer”, diz o oncologista Artur Katz, um dos especialistas responsáveis pelo tratamento do ex-presidente Lula.Lula revelou o episódio a pessoas próximas. Ao ser contada e recontada fora do hospital, a história foi interpretada como um indício de que o câncer voltara. Em março, um novo ingrediente voltou a animar os rumores. Lula teve uma febre de 39 graus e não quis ir ao médico. Vários petistas souberam e se preocuparam. José De Filippi Júnior, secretário de Saúde do prefeito Fernando Haddad, telefonou para Kalil várias vezes num sábado. “Depois de várias ligações, disse a ele que mandaria uma ambulância buscar Lula, caso ele não viesse ao hospital”, afirma Kalil.No dia seguinte, a história da febre do ex-presidente Lula e da recusa em ir ao hospital se disseminou durante um churrasco, onde estavam reunidos vários petistas. Dois dias depois, Lula partiu para uma viagem de uma semana pela África. A febre passou. Os boatos continuaram.Na volta da viagem, Lula participou de um seminário organizado pelo jornal Valor Econômico. Na ocasião, justificou a voz mais rouca que de costume:

– Desculpa, estou com a garganta cansada. Não se preocupem que não é o câncer. O câncer não existe mais. Embora eu tenha deixado de ser presidente, não perdi o hábito de falar demais.

 Tumores de laringe como o de Lula costumam voltar em 50% dos casos. Os médicos afirmam que não há indício de recidiva da doença. No início de abril, Lula foi submetido a uma laringoscopia e a um exame de imagem que capta alterações metabólicas relacionadas à formação de tumores em qualquer lugar do corpo (PET/CT). Nenhuma anormalidade foi registrada. Kalil diz que Lula esteve recentemente no Sírio-Libanês, mas o objetivo foi visitar amigos internados, como o governador do Sergipe, Marcelo Déda, que sofre de câncer de pâncreas. Kalil acredita que os rumores não foram resultado de intriga política, nascida no PT ou na oposição. “Os boatos surgiram da má interpretação de dois acontecimentos reais: o gânglio e a febre”, afirma.O oncologista Artur Katz lamenta o surgimento de sucessivos rumores sobre a saúde de Lula. “Quando surge um boato, o ônus da prova recai sobre a vítima, e não sobre quem o inventa. É cruel”, diz. Os próximos exames de Lula estão programados para agosto. 

Postado Por:Daniel Filho de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOLTE LOGO!

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.

PROG.COISAS DA GENTE DE SEG Á SEXTA FEIRA DAS 5:00 AS 06:00Hs.
E ESTAÇÃO POPULAR AS 13:00Hs.SABADO COM APRESENTAÇÃO E SONOPLASTIA DE DANIEL FILHO NA LUTA FM-APODI-RN-tel:(84)3333-2854

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)

PROG. ALVORADA SERTANEJA(FORA DO AR)
AGUARDEM

AREIA BRANCA-RN

AREIA BRANCA-RN
PORTO ILHA AREIA BRANCA-RN -Em 1974 foi inaugurado o porto-ilha de Areia Branca, o principal escoadouro do sal produzido no Rio Grande do Norte para o mercado brasileiro. Situado 26 quilômetros a nordeste da cidade e distante da costa cerca de 14 milhas, consiste em um sistema para carregamento de navios com uma ponte em estrutura metálica com 398m de comprimento. O cais de atracação das barcaças que partem de Areia Branca tem 166m de extensão e profundidade de 7m. Ali o sal é descarregado para estocagem em um pátio de 15.000m2 de área e capacidade para 100.000t. O porto-ilha movimenta em média 7000 toneladas de sal por dia.

MINHA CIDADE -

MINHA CIDADE -
AREIA BRANCA MINHA TERRA - A cidade de Areia Branca começou como uma colônia de pescadores na ilha de Maritataca, à margem direita do rio Mossoró, diante do morro do Pontal, que marca a divisa entre as águas do rio e do oceano. A primeira casa de tijolos foi construída ali em 1867. Areia Branca é hoje um município de 23.000 habitantes e 374 quilômetros quadrados.

SE VOCÊ NÃO SABIA FIQUE SABENDO...O NOME COMPLETO DE D.PEDRO 1





Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon







Ordem: 1.º Imperador do Brasil



Início do Império: 7 de Setembro de 1822



Término do Império: 1831



Aclamação: 12 de outubro de 1822, Capela Imperial, Rio de



Janeiro, Brasil



Predecessor: nenhum



Sucessor: D. Pedro II



Ordem: 28.º Rei de Portugal



Início do Reinado: 10 de Março de 1826



Término do Reinado: 2 de Maio de 1826



Predecessor: D. João VI



Sucessor: D. Miguel I



Pai: D. João VI



Mãe: D. Carlota Joaquina



Data de Nascimento: 12 de Outubro de 1798



Local de Nascimento: Palácio de Queluz, Portugal



Data de Falecimento: 24 de Setembro de 1834



Local de Falecimento: Palácio de Queluz, Portugal



Consorte(s): D. Leopoldina de Áustria,



D. Amélia de Leutchenberg



Príncipe Herdeiro: Princesa D. Maria da Glória (filha),



Príncipe D. Pedro de Alcântara (filho)



Dinastia: Bragança