Apesar de ser considerada uma das melhores datas para o comércio varejista do País, o Dia dos Namorados deste ano pode não gerar os resultados esperados pelo setor. De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), 72% dos consumidores brasileiros não vão presentear ou comemorar a data, celebrada hoje, 12 de junho, no País.Dos 28% que irão comprar presente para seus companheiros no Dia dos Namorados, os homens são a maioria e também são os que mais vão gastar: R$ 191,00, enquanto as mulheres brasileiras afirmaram que vão desembolsar, em média, R$ 156,00 com o presente dos amados, uma diferença de R$ 35,00. No País, o gasto médio com o presente para o Dia dos Namorados, conforme a Fecomércio-RJ, será de R$ 175,00.
PreferidosA pesquisa mostra ainda quais são os itens preferidos pelos enamorados para serem presenteados na data mais romântica do ano. Conforme o levantamento realizado pela Fecomércio-RJ, as roupas lideram o ranking, com 28% dos consumidores brasileiros afirmando que irão dar este tipo de presente.
Em seguida, estão os perfumes e cosméticos, com 21% da preferência dos entrevistados. Os gastos com almoço ou jantar para comemorar o Dia dos Namorados também aparecem na pesquisa entre os presentes preferidos, com 9% das respostas.As flores, tradicionalmente consideradas presentes românticos para a data, aparecem com apenas 8% da preferência dos consumidores que irão presentear neste Dia dos Namorados. Os calçados, bolsas e acessórios aparecem logo em seguida, com 7%. Por último, estão as joias e bijuterias (5%).
PreçosUm das explicações para o pequeno percentual de consumidores que irão gastar neste Dia dos Namorados pode ser o preço dos presentes. Conforme um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os produtos e serviços mais procurados para o Dia dos Namorados subiram 6,84% entre junho de 2012 e maio de 2013.A alta é superior à da inflação no período, que foi de 5,96% pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da FGV. Entre os itens e serviços mais procurados para a data, as principais altas ocorreram em: restaurantes (8,61%), as roupas femininas (3,72%), perfume (3,56%) e roupas masculinas (2,49%).
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
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