
O processo de globalização também chegou às universidades potiguares. “As instituições de ensino superior do RN, tanto públicas quanto privadas, estão investindo cada vez mais na internacionalização do ensino a fim de formar alunos com maior potencial competitivo e, assim também, tornar as próprias instituições reconhecidas além das divisas e fronteiras”. Esta é a visão do diretor de Internacionalização da Universidade Potiguar (UNP), André Lemos.
Neste processo, os universitários que desejam estudar fora do Brasil são beneficiados por convênios que possibilitam fazer intercâmbio em universidades de outros países, ou seja, uma 'graduação sanduíche', em que parte do curso é feita no país de origem e outra no exterior. Esta é a chamada mobilidade acadêmica.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passou a oferecer cursos de graduação em mobilidade no ano de 2007. Desde então, tem crescido expressivamente o número de acordos de cooperação com instituições de ensino superior do exterior.
Naquele ano, a Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da universidade mantinha 13 acordos e possuía 45 convênios em vigor. Em 2012, este número praticamente triplicou. Os acordos firmados chegaram a 52, e os convênios com países como Alemanha, Holanda, França, Cuba, Angola, Argentina, Canadá, EUA e México somaram 125.
Postado Por:Daniel Filho de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário